Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Religiosidade

Uma das mais antigas do Brasil

Casa espírita mais antiga de MT é homenageada em solenidade que celebrou 160 anos do espiritismo na AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Casa espírita mais antiga de MT é homenageada em solenidade que celebrou 160 anos do espiritismo na AL
Os 160 anos do surgimento do espiritismo foram celebrados em uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta terça-feira (18). Na sessão, representantes da religião e do poder público lembraram as origens da doutrina e destacaram a importância do debate para o esclarecimento de preconceitos e combate à intolerância. As homenagens foram presididas pelo deputado Allan Kardec (PT),  que queconcedeu certificações à diversos centros espíritas, incluindo a Casa Matheus, a mais antiga do Estado.

Leia mais:
'Rejeitada' após reforma, Catedral abriga padroeiro, grandes nomes da história e pinturas de mutilado de guerra

Localizada em Cáceres (240 km de Cuiabá), a casa foi a quarta a ser fundada no Brasil, de acordo com seu atual presidente, Antônio Dan.  “A fundação aconteceu no dia 30 de novembro de 1896, o livro dos espíritos fazia uns trinta anos. Mas certamente esses pioneiros já se reuniam antes para iniciar os estudos, então houve esse marco que foi a fundação de uma associação’, diz.

Na opinião do deputado Allan Kardec, a abordagem do tema é garantida pela laicidade do Estado, que permite debater diferentes religiões e promover o respeito a todas elas. “Embora seja uma religião acessada, o espiritismo ainda é alvo de muitos preconceitos, em um país de maioria cristã. Justamente por isso precisamos falar sobre a religião, que também segue os ensinamentos de Jesus Cristo e está apoiada na fé e na caridade.”

Para Antônio, a realização da Solenidade é importante porque desperta a curiosidade das pessoas para conhecer melhor o assunto. “A gente sente esse preconceito no meio social, quando nos apresentamos em alguns ambientes não espíritas, alguns olham como se fosse algo mal, mas é falta de conhecimento. Sinto que já melhorou muito, antes era pior.”

Ele também ressalta que a grande lição do espiritismo, repassada por meio de obras psicografadas por médiuns como Chico Xavier, é a prática da caridade. Deste modo, seu trabalho na cidade se estende também ao Lar Servas de Maria, que abriga 37 idosos, e à Casa Unidade, Fé e Caridade, onde são recebidas pessoas carentes. Lá, elas ouvem o evangelho e recebem ajuda material. O presidente também garante que todos aqueles que buscam conhecer melhor a religião são bem vindos.  

“O espírita que não pratica a caridade a gente considera que não é, não está participando de forma completa. Estamos abertos a todas as pessoas, sem preconceito nenhum. Este é um dos nossos princípios e está no estatuto, como a primeira cláusula: não pode ter preconceito de espécie alguma.”

O Espiritismo

O Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo e conta mais s de 4 milhões de adeptos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em Mato Grosso, há mais de 200 Centros espalhados pela Capital e Interior.

O Livro dos Espíritos foi publicado pelo educador Hippolite Léon Denizard Rivail, sob pseudônimo de Allan Kardec e tráz 1.018 perguntas e respostas sobre os fundamentos da doutrina espírita. As pesquisas para o livro foram iniciadas em 1854, após os fenômenos das mesas girantes, que ocorreram em Paris durante reuniões realizadas por famílias francesas e revelaram a existência dos espíritos - pessoas que já haviam morrido - e que responderam as perguntas cujo resultado produziu o Livro dos Espíritos.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet