Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Astrologia

neste final de semana

Chuva de meteoros ligados ao cometa Halley será vista a olho nu de Mato Grosso

Foto: Brad Goldpaint

Chuva de meteoros Orionídeos sobre Middle Falls, fora da cidade de McCloud, Califórnia, perto de Mount Shasta, em 2011

Chuva de meteoros Orionídeos sobre Middle Falls, fora da cidade de McCloud, Califórnia, perto de Mount Shasta, em 2011

Uma chuva de meteoros acontece na madrugada deste sábado (21) e domingo (22), e será visível de todo o Brasil, incluindo o estado de Mato Grosso. Chamada ‘Orionídeos’, a chuva de meteoros é um fenômeno associado ao Cometa Halley.

Leia também:
Chuva de Meteoros pode ser vista no céu de Mato Grosso a partir desta sexta

De acordo com informações do Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astope), as chuvas de meteoro estão associadas, geralmente, aos cometas, “pois esses corpos celestes deixam para trás de suas trajetórias uma faixa de detritos”.

A chuva Orionídeos será visível em todo o mundo nas madrugadas de sábado (21) e domingo (22), principalmente entre a meia-noite e o amanhecer. O melhor horário para assisti-la é das 2h às 3h da madrugada. Veja as dicas do site para a observação:

- É importante procurar um local escuro ou preferencialmente estar afastado das luzes artificiasdos centros urbanos. Assim, você evita o ofuscamento causado pela poluição luminosa (PL), a qual dificulta a observação dos meteoros no céu.

- Como a Lua não interferirá na observação dos Orionídeos, não teremos dificuldades na observação dos meteoros, mesmo aqueles menos brilhantes. Entretanto, sempre consulte a fase da Lua para a ver alguma chuva de meteoros. Pois, a claridade do luar sobre a atmosfera diminui a visualização de meteoros menos brilhantes, reduzindo assim, o aproveitamento da observação do fenômeno. Podem interferir muito na observação de uma chuva de meteoros as fases como Lua Crescente Gibosa (quase cheia); Lua Cheia ou Lua Minguante Gibosa (algumas noites após a fase cheia). 

Ao ver uma chuva de meteoros você pode utilizar como apoio uma carta celeste ou um planisfério para a observação do fenômeno. Se o local for escuro como recomendado use uma lanterna de luz vermelha, para evitar ofuscamento pela luz branca. Assim, você não perde a adaptação dos olhos à pouca luz durante a observação. 

Utilize também um bloco de anotações, para anotar os horários e algumas características dos meteoros observados. Você pode fazer o mesmo em seu smartphone. Instale em seu dispositivo móvel algum aplicativo de simulação do céu, pois isso pode ajudá-lo durante a observação do fenômeno. 

Ao observar a chuva de meteoros Orionídeos e avistar algum meteoro muito brilhante, você também pode enviar o meteoro que você observou através do link: Relate um Bólido: é legal e rápido! Leva aproximadamente um minuto! Assim, você colabora para o projeto de ciência cidadã divulgado através do link. 

Observar uma chuva de meteoros não requer o uso de algum instrumento astronômico. Ou seja, você não precisa usar algum binóculo ou telescópio. Você pode simplesmente observar a olho nu! 

A Astope vai, ainda, transmitir o evento ao vivo, com a participação do professor James Solon, coordenador do Grupo de Astronomia de Pernambuco. A live é promovida pela página Universo da Astronomia. Participe por meio do vídeo:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet