Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dra. Ana Paula Barbosa - Odontologia

saúde bucal

Cirurgiã Dentista fala os mitos e verdades sobre o dente do siso

Foto: Reprodução / Ilustração

Cirurgiã Dentista fala os mitos e verdades sobre o dente do siso
Eles são localizados lá no fundinho da boca, não passam despercebidos e são alvo de muita polêmica. Como nascem quando a pessoa tem entre 16 e 21 anos, alguém decidiu chamá-los de dentes do siso (juízo, do latim).

Leia também:
Cirurgiã Dentista fala sobre os implantes dentários: verdades e mentiras
 
Mas, ao contrário da maturidade, que se espera que todos tenham, os dentes do siso não são necessários. São comuns as queixas de incômodo e dor. E daí, claro, a famosa cirurgia que aterroriza tanta gente: a retirada dos sisos.
 
Será que é preciso mesmo extraí-los? A dor é muito grande? Tem gente que nunca vai ter siso? Veja alguns mitos e verdades sobre o dente do juízo:
 
Todo mundo tem os dentes do siso


Mito: É raro não ter, mas algumas pessoas simplesmente não nascem com o germe do dente, logo ele nunca se forma. Em alguns casos, eles também ficam escondidos sob a gengiva e só uma radiografia panorâmica identifica a presença desses “tímidos” sisos. O padrão de comida com o passar dos séculos é mais pastoso, composto por muitos alimentos cozidos, as pessoas não costumam desenvolver tanto o maxilar e mandíbula no tamanho, logo os dentes acabam não nascendo.
 
Todos precisam extrair os dentes do siso

Mito: Nem todos, pois alguns têm uma mandíbula grande que abriga os quatro dentes “extras” sem causar nenhum problema dentário, como alterações na mordida, dificuldade de escovação, dentre outros.
 
Não existe idade ideal para extrair o siso
 
Mito: Existe sim. O ideal, segundo especialistas, é que o dente seja retirado antes dos 30 anos. Depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. Deixar para extrair mais tarde pode causar outras complicações, já que o dente pode infeccionar, mesmo não tendo despontado na gengiva.
 
A cirurgia de extração do dente dói muito

Mito: Com a anestesia, as fibras nervosas por onde passa a dor estão bloqueadas. Ou seja, não existe dor. O problema é quando o efeito da anestesia passa, depois da cirurgia, pois todos os estímulos passam de uma vez, e a pessoa sente uma dor forte. Para prevenir isso, o dentista receita um analgésico antes da cirurgia, ou logo após o procedimento. Assim, quando a anestesia for embora, o paciente já estará sob o efeito do remédio, que é muito efetivo.
 
O pós-operatório é dolorido

Parcialmente verdade: Segundo especialistas, um bom pós-operatório depende da forma em que o dente for extraído. Com um cirurgião buco-maxilo-facial habilidoso, as dores depois a cirurgia reduzem bastante e tanto a cirurgia como a recuperação são mais rápidas. Normalmente as pessoas voltam às atividades normais em três dias. As recomendações são não fazer exercícios físicos por alguns dias, por risco de sangramento, e evitar alimentos quentes e consistentes nas primeiras 48 horas.
 
A cirurgia demora muito

Mito: Depende também da habilidade de quem está operando. Alguns podem demorar até cinco horas para extrair os quatro dentes. Outros cirurgiões demoram 45 minutos para fazer o mesmo procedimento.
 
Não é preciso esperar os dentes nascerem para extraí-los

Verdade: Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial saberão dizer, por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou se já é hora de extrair.


*Ana Paula é ​cirurgiã bucomaxilo facial plantonista do Pronto-Socorro Municipal (PSM), professora de residência em Cirurgia Buco-maxilo-facial no Hospital Universitário (HGU), mestre pela Universidade de Cuiabá (Unic) em Ciência Odontológicas, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP).
A Dra. Ana Paula atende na Rua Buenos Aires, 525. Jardim das Américas. Telefones (65) 3052-4696 e (65) 99233-4696.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet