Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

dançando o Brasil

Grupo Flor Ribeirinha leva espetáculo vencedor de festival da Turquia a São Paulo

Foto: Da Assessoria

Grupo Flor Ribeirinha leva espetáculo vencedor de festival da Turquia a São Paulo
O grupo folclórico Flor Ribeirinha viaja, nos próximos dias 30 e 31 de março, para São Paulo, onde apresenta o espetáculo ‘Mato Grosso Dançando o Brasil’ no Teatro J. Safra, na Barra Funda. Neste domingo (25), o grupo realiza seu ensaio geral, às 17h, no Quintal de Dona Domingas.

Leia também:
Flor Ribeirinha viaja para a Turquia para participar de um dos maiores festivais de folclore do mundo
 
O grupo Flor Ribeirinha tem 23 anos de experiência, e já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso. Foi convidado para se apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O grupo se apresentou no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay. Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, se apresentou em festivais na França em 2014 e na Itália em 2015. 
 
Em outubro de 2016, o grupo mato-grossense também se consagrou vice-campeão do maior festival internacional de dança folclórica de toda a Ásia e um dos maiores do mundo, realizado na Coreia do Sul, “Cheonon World Dnace Festival”. Já em agosto de 2017, foi premiado como campeão mundial em Büyükçekmece, na Turquia, no Festival Internacional de Arte e Cultura em Istambul, com o mesmo espetáculo que vai para São Paulo.
 
‘Mato Grosso Dançando o Brasil’ homenageia as danças das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. "O grupo encena as danças tradicionais brasileiras, num majestoso espetáculo com várias nuances, ritmos e gestualidade, compondo um repertório de possibilidades, dentre os quais estão o boi bumbá, oriundo do Norte, a dança gaúcha, uma forte expressão cultural do Sul, o frevo do Nordeste e o siriri cuiabano enraizado na comunidade de São Gonçalo beira rio, representando o Centro Oeste, além do samba contagiante do Sudeste do Brasil. Este espetáculo busca homenagear a cultura dançante do povo" assinalou o diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto.
 
Para Domingas Leonor, fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, mais uma vez o grupo rompe fronteiras. "Fazer parte deste momento é especial e gratificante para mim. O siriri embala os nossos corações, assim como as culturas regionais do norte, nordeste e do sul do país. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, nos dedicamos a preservação e buscamos mostrar a beleza e a força da nossa cultura", disse ela.  
 
Jeferson Guimarães Rosa, diretor Executivo da Associação Cultural Flor Ribeirinha, enalteceu a dedicação da equipe. "Foi com este empenho que o grupo venceu a competição no Festival Internacional de Arte e Cultura de Buyukçekmece, na Turquia. O resultado alcançado nas apresentações muitas vezes surpreende as nossas expectativas. Isto se constata pela reação do público presente. Temos muito orgulho em mostrar a nossa cultura".
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet