Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Ispiaí Festival

Sesc Pantanal promove segundo festival de circo com atração internacional

Foto: Reprodução

Sesc Pantanal promove segundo festival de circo com atração internacional
Atores de 13 companhias de 6 estados do Brasil e da Espanha vão participar da segunda edição do “Ispiaí – Festival Sesc Pantanal de Circo”. Com programação itinerante e totalmente gratuita, o festival leva para Poconé (103 km de Cuiabá) e região a magia e o encantamento do circo de 6 a 10 de junho.  Durante o Ispiaí, serão apresentados espetáculos, oficinas, mediações literárias, filmes e intervenções.

Leia mais:
“Uma Comédia do Além”, com Leão Lobo, entra em cartaz no Cine Teatro

Participam da trupe de artistas os mato-grossenses do Teatro Imagem e do Trio Pirathiny. Ao valorizar pluralidade cultural, o festival contará ainda com uma co-produção hispano-brasileira, estrelada pelos artistas Guga Carvalho, Silvia Compte e Montanha Carvalho. Diretamente da Espanha para o Pantanal de Mato Grosso, os Chocobrothers combinam diferentes técnicas circenses como barra fixa, malabares e equilíbrio, com grandes doses de humor. Juntos, os artistas prometem deixar o público literalmente sem ar, com performances de alto risco e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70.

Programação  

Um grande cortejo cênico marcará a abertura do Ispiaí Sesc, transformando a realidade da cidade e promovendo a circulação de artistas por vários espaços. A concentração será a partir das 16h, na quarta-feira (6), na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Poconé, reunindo os diversos grupos participantes do Festival, sob o coordenação do Coletivo Pernaltas/RJ.

O cortejo seguirá pelas ruas e avenidas do município até o espaço Circo Sesc – lona espiada em frente ao Sesc Poconé preparada para receber até 300 pessoas – 100 a mais que na última edição. As apresentações no Circo Sesc terão seus ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência. Ao lado da lona, haverá feira gastronômica nos dias dos espetáculos.

Passarão pelo picadeiro do Ispiaí, ainda, Maria das Graças (RJ), Coletivo Pernaltas (RJ), Circo Dança (SP), Circo do Biribinha (AL) – grande homenageado do Palco Giratório em 2018 -, Homem Banda (RS), Laheto (GO), Magico Espiga (BA), Palhaça Rubra (SP), Zabriskie (GO) e Circo Enxame/Circo Mínimo (SP). Esta edição conta ainda com mais uma novidade: serão exibidos filmes com a temática circense durante os dias do evento.

No encerramento, no domingo (10), às 20h30, um espetáculo de variedades – o Cabaré Ispiaí de Circo – reunirá artistas dos grupos participantes do Festival e alunos das oficinas realizadas durante a semana em um grande espetáculo tendo a crítica e o humor como uma de suas principais características.

O Sesc Pantanal oferecerá, ainda, transporte gratuito saindo da frente do Sesc Arsenal, no dia 6/6 às 14h, para abertura e no dia 10/6 às 16h, para o encerramento. As inscricões estarão disponíveis em breve na página do facebook do Sesc Pantanal (www.facebook.com/SescPantanal).

No fomento ao turismo cultural na região do Pantanal e seguindo a tradição da itinerância circense, o festival percorrerá, ainda, os Distritos de Cangas e Chumbo, na região de Poconé, passando pelo Distrito de São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço. Em Poconé, a programação ocorrerá em escolas, praças, na Unidade do Sesc na cidade, no Hotel Sesc Porto Cercado e no Circo Sesc. A programação completa estará disponível em www.sescpantanal.com.br/ispiai.

Identidade Visual

Os traços delicados e coloridos da artista visual Mato Grossense, Camila Passinato, serviram como fonte de inspiração para construção do projeto gráfico do Festival de Circo. Suas aquarelas tiveram como inspiração a força feminina, a diversidade, o mundo circense e a natureza pantaneira.

Serviço

Data: 6 a 10 de junho 
Local: Sesc Poconé - Endereço: R. Salvador Marques, 628 - Bairro Areião, Poconé - MT, 78175-000
Entrada: gratuita
Informações em www.sescpantanal.com.br/ispiai
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet