Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

estreia

Grupo de teatro da UFMT apresenta primeiro 'Festival de Cenas Curtas'

Foto: Da Assessoria

Grupo de teatro da UFMT apresenta primeiro 'Festival de Cenas Curtas'
Seis meses após o início do projeto de extensão, o ‘Grupo Cena Livre de Teatro’ apresenta ao público seu primeiro Festival de Cenas Curtas, nos próximos dias 11 e 12 de julho (quarta e quinta-feira), às 19h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia também:
Mato-grossenses se tornam contadores de histórias com curso apoiado pela Secretaria de Cultura

O festival é formado por esquetes de temas e gêneros cariados, como comédias, distopias, monólogos e musicais derivados dos experimentos. Todos foram idealizados e produzidos pelos próprios integrantes do curso de extensão.

“A criatividade e o envolvimento dos alunos foram visíveis desde os primeiros dias. Lembro-me que foi um começo de ano bem atarefado, mais de 100 alunos nas primeiras aulas. Mas depois percebemos que não só as nossas estratégias estavam bem encaminhadas, como os alunos responderam com muita velocidade aos nossos estímulos. Por isso creio que será um grande festival de esquetes com muita qualidade e criatividade”, afirmou o oficineiro Benone Lopes Moraes, que também assina a direção geral do festival de esquetes.

De acordo com a assessoria, o processo foi desenvolvido com auxílio do oficineiro e de integrantes da Solta Cia. De Teatro, além da orientação de Leosan Sampaio na preparação de elenco, Leandro Brito, na pesquisa de dramaturgia, e colaboração da Solta Cia. de Teatro, grupo Teatro Fúria e Confraria H.

Além de ser uma vitrine dos trabalhos realizados, o festival será também o primeiro trabalho de muitos integrantes. “No início deste ano, tivemos o prazer de abrir nosso primeiro processo seletivo para novos integrantes. Ter mais de 300 inscrições mostrou que nosso trabalho está crescendo e sendo reconhecido”, afirmou Fabíola Karen, veterana.

O Grupo Cena Livre de Teatro nasceu em 2016, por iniciativa da Confraria H, com experimentações livres em abril do mesmo ano. O grupo se tornou curso de extensão em 2017, já realizou intercâmbios com outros grupos de teatro, como o Teatro Fúria, a Confraria H., a Cia. Solta de Teatro e o grupo circense Leite de Pedras. As reuniões acontecem todos os sábados na sala 10 do Centro Cultural da UFMT, sob coordenação da professora Ana Maria Marques e orientação de Leosan Sampaio.

O coletivo já se apresentou em intervenções no Restaurante Universitário e no Corredor Cultural, promovido pela PROCEV, em setembro de 2016. Em outubro de 2017, com “Time to Niet” e “Hora do Recreio”, intervenções realizadas no SemiEdu, e estreou uma adaptação de “Pluft, o fantasminha”, clássico infantil de Maria Clara Machado, além da primeira montagem autoral, “Factóide”, de Lucas Lemos, em mostra oficial, no final de 2017.
 
Serviço

I Festival de Cenas Curtas da UFMT
Data: Dias 11 e 12 de julho (quarta e quinta-feira)
Local: Teatro da UFMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet