Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

Aprenda a controlar seu colesterol agora

Foto: Reprodução

Aprenda a controlar seu colesterol agora
No Brasil, 40% da população tem colesterol alto e boa parte não sabe que tem a doença!!!⠀

Leia também:
Os homens infartam mais do que as mulheres: mito ou verdade?

A gordura ruim presente na circulação sanguínea é proveniente da dieta rica em alimentos com gordura saturada e gordura trans, como os embutidos, cortes gordurosos de carne, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes entre outros.
 
O que é colesterol?
 
O colesterol ajuda o corpo a construir novas células, isolar os nervos e produzir hormônios. Normalmente, o fígado produz todo o colesterol que o corpo precisa. Mas o colesterol também entra em seu corpo a partir de alimentos, como alimentos à base de animais, como leite, ovos e carne. Muito colesterol em seu corpo é um fator de risco para doenças cardíacas.
 
Como o colesterol alto causa doenças cardíacas?
 
Quando há muito colesterol no sangue, ele se acumula nas paredes de suas artérias, causando um processo chamado aterosclerose, uma forma de doença cardíaca. As artérias tornam-se estreitas e o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é retardado ou bloqueado. O sangue transporta oxigênio para o coração e, se não houver sangue e oxigênio suficientes, você poderá sofrer dores no peito. Se o suprimento de sangue para uma parte do coração for completamente interrompido por um bloqueio, o resultado é um ataque cardíaco.
 
Existem duas formas de colesterol com as quais muitas pessoas estão familiarizadas: lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol "ruim") e lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol "bom"). Essas são a forma pela qual o colesterol circula no sangue.
 
Quais são os sintomas do colesterol alto?
 
O colesterol alto em si não causa nenhum sintoma, então muitas pessoas não sabem que seus níveis de colesterol estão muito altos. Portanto, é importante descobrir quais são seus números de colesterol. Diminuir os níveis de colesterol que são muito altos diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas e reduz a chance de um ataque cardíaco ou morrer de doença cardíaca, mesmo se você já o tiver.
 
Uma variedade de fatores pode afetar seus níveis de colesterol. Eles incluem:
 
Dieta. Gordura saturada, gordura trans, carboidratos e colesterol nos alimentos que você ingere aumentam os níveis de colesterol. Reduzir a quantidade de gordura saturada, gorduras trans e açúcares em sua dieta ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. Aumentar a quantidade de fibra e esteróis derivados de plantas também pode ajudar a diminuir o colesterol LDL.

Peso. Além de ser um fator de risco para doenças cardíacas, o excesso de peso também pode aumentar o colesterol. Perder peso pode ajudar a diminuir o LDL, os níveis de colesterol total e os níveis de triglicérides, bem como aumentar o HDL.

Exercício. O exercício regular pode diminuir o colesterol LDL e elevar o colesterol HDL. Você deve tentar ser fisicamente ativo por 30 minutos todos os dias.

Idade e sexo. À medida que envelhecemos, os níveis de colesterol aumentam. Antes da menopausa, as mulheres tendem a ter níveis mais baixos de colesterol total do que os homens da mesma idade. Após a menopausa, no entanto, os níveis de LDL das mulheres tendem a aumentar.

Hereditariedade. Seus genes determinam em parte quanto colesterol seu corpo produz. O colesterol alto no sangue pode ocorrer nas famílias.

Condições médicas. Ocasionalmente, uma condição médica pode causar uma elevação dos níveis de colesterol no sangue. Estes incluem hipotireoidismo (uma glândula tireóide hipoativa), doença hepática e doença renal.

Medicamentos Alguns medicamentos, como esteróides e progesterona, podem aumentar o colesterol "ruim" e diminuir o colesterol "bom".
 
Como o colesterol alto é tratado?
 
Os principais objetivos no tratamento de colesterol alto são diminuir seus níveis de LDL e diminuir o risco de doença cardiovascular. Para baixar o colesterol, faça uma dieta saudável para o coração, faça exercícios regularmente e mantenha um peso saudável. Alguns também podem precisar tomar medicamentos para baixar o colesterol.
 
Os médicos determinam seus "objetivos" para reduzir o LDL com base no número de fatores de risco que você tem para doenças cardíacas.
 
Os principais fatores de risco incluem: idade (homens com 45 anos ou mais, mulheres com 55 anos ou mais), tabagismo, hipertensão arterial, HDL menor que 40 mg / dL, história familiar de doença cardíaca prematura em um parente masculino de primeiro grau ( pai ou irmão) com menos de 55 anos e primeiro grau (feminino) com menos de 65 anos.
 
Por isso consulte seu cardiologista e mantenha seus exames em dia para controlar e saber como está a sua saúde.⠀

*Dr. Juliano é cardiologista intervencionista  da Santa Casa de Cuiabá (RQE- 2724) e atende na Clinmed (Coração em dia) Rua Jaques Brunini – Jd. Europa 36343888/999142255; no IOCI – Jardim Italia – 30277000; Doutor em Cardiologia pela USP.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet