Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

Como descobrir se a sua pressão está alta?

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Como descobrir se a sua pressão está alta?
Antes de responder esta pergunta gostaria de contar um caso de um paciente que foi nadar para praticar esporte em Cuiabá e também para manter suas atividades em dias. João pulou na piscina e disse que iria treinar para melhorar sua saúde. Após 20 minutos de treino o instrutor é chamado pois João não está bem com o lado direito paralisado. Eis que surge a urgência e todos ficam apavorados correm para o hospital. Na avaliação sua pressão estava 240/100mmHg, avaliado como Acidente vascular cerebral. Houve uma emergência hipertensiva e dissecção completa ou ruptura de artéria que irriga o cérebro (carótida) e Avc.

Leia também:
30% dos casos de ataque cardíaco no Brasil são fatais

Hipertensão, ou hipertensão arterial, é muitas vezes chamada de "doença silenciosa", porque você geralmente não sabe que você tem. Pode não haver sintomas ou sinais. No entanto, danifica o corpo e, eventualmente, pode causar problemas como doenças cardíacas.
 
Portanto, é importante monitorar regularmente sua pressão arterial, especialmente se ela já foi alta ou acima da faixa "normal", ou se você tem um histórico familiar de hipertensão.
 
Medição da Pressão Sanguínea
 

A pressão arterial é mais frequentemente medida com um dispositivo conhecido como esfigmomanômetro, que consiste em um estetoscópio, braçadeira de braço, disco, bomba e válvula.
 
Você pode obter sua pressão arterial medida por um médico, em uma farmácia, ou você pode comprar um monitor de pressão arterial para sua casa. Leituras de pressão arterial em casa podem ser especialmente úteis para diagnosticar e monitorar a hipertensão, porque elas representam o que está acontecendo no mundo real (e não apenas no consultório do médico). Mas, antes que esses números possam ser usados ​​para decisões de tratamento, é importante levar o monitor para o consultório do seu médico e verificá-lo em relação às leituras do escritório quanto à precisão. A pressão arterial é registrada como dois números: as pressões sistólica e diastólica.
 
Além de medir sua pressão arterial, seu médico perguntará sobre seu histórico médico (se você já teve problemas cardíacos), avaliará seus fatores de risco (se você fuma, tem colesterol alto, diabetes, etc.), e falará sobre o seu histórico familiar (se algum membro de sua família teve pressão alta ou doença cardíaca).
 
Seu médico também fará um exame físico. Como parte deste exame, ele pode usar um estetoscópio para ouvir o seu coração por quaisquer sons anormais ou “sopros” que possam indicar um problema nas válvulas do coração.
 
Na maioria dos casos, a pressão alta não causa dores de cabeça ou hemorragias nasais.

A melhor evidência indica que a hipertensão arterial não causa dores de cabeça ou hemorragias nasais, exceto no caso de crise hipertensiva, uma emergência médica quando a pressão arterial é de 180/120 mm Hg ou superior. Se a sua pressão arterial estiver invulgarmente alta e tiver dores de cabeça ou hemorragia nasal e se sentir mal, aguarde cinco minutos e volte a medir. Se a sua leitura permanecer em 180/120 mm Hg ou superior, procure ummedico ou cardiologista.
 
Como a pressão alta é diagnosticada?
 
A única maneira de determinar se você tem pressão alta é medir. É um teste fácil e indolor e pode ser feito no consultório do seu médico. O aparelho de Mapa usado para realizar a medida da pressão em 24 horas deve ser realizado visando avaliar a média é determinar o diagnóstico de hipertensão arterial.
 
Para estar preparado para a correta medição da pressão arterial (lembre-se deve ser um ritual, não podemos medir a presas arterial de qualquer jeito ou local).
 
Evite beber café ou fumar cigarros por 30 minutos antes do teste.

Vá ao banheiro antes do teste.

Sente-se por cinco minutos antes de ser avaliado..
 
Um dos aspectos mais perigosos da hipertensão é que você pode não saber que você tem. Na verdade, quase um terço das pessoas que têm pressão alta não sabem disso. A única maneira de saber se sua pressão arterial está alta é através de exames regulares. Isso é especialmente importante se você tiver um parente próximo com pressão alta.
 
Se a sua pressão arterial é extremamente alta, pode haver certos sintomas a serem observados, incluindo:
 
Dor de cabeça severa
Fadiga ou confusão
Problemas de visão
Dor no peito
Dificuldade ao respirar
Arritmia cardíaca
Sangue na urina
Desconforto  no seu peito, pescoço ou orelhas
 
Se você tiver algum destes sintomas, consulte um médico imediatamente. Você pode estar tendo uma crise hipertensiva que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.
 
A hipertensão não tratada pode levar a doenças graves, incluindo acidente vascular cerebral, doença cardíaca, insuficiência renal e problemas oculares.
 
Após ler este texto volto com a resposta óbvia da pergunta inicial: como descobrir se sua pressão está alta? Fácil: medir em casa regularmente com medidor automáticos de braço que seja certificado pela Anvisa.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet