Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

bloquinhos

Sem dinheiro público, Chapada espera receber mais de 30 mil turistas no Carnaval

Foto: Reprodução

Sem dinheiro público, Chapada espera receber mais de 30 mil turistas no Carnaval
Aproveitando a euforia carnavalesca e a desistência de diversas cidades – inclusive Cuiabá – em fazer festa durante a ‘Folia de Momo’, a turística Chapada dos Guimarães (67km da capital) se prepara para receber ao menos 30 mil pessoas de sexta (1) a terça-feira (5). A programação é formada prioritariamente de blocos, e não tem apoio de dinheiro público.

Leia também:
Somente duas cidades de Mato Grosso podem realizar festas de Carnaval em 2019
 
De acordo com a assessoria da Prefeitura, a abertura oficial do Carnaval acontece no sábado (2), na tenda do histórico Senadinho de Chapada, que em 2019 será adotada pela prefeitura como base central do Executivo durante os dias de festa. A prefeita Thelma de Oliveira fará a entrega simbólica da chave da cidade para os membros do Senadinho, composto por personalidades reconhecidas em Chapada.
 
“Chapada dos Guimarães vai fazer o carnaval mais charmoso do estado, sem investir dinheiro público, em uma grande parceria com os blocos carnavalescos, setor privado e outros parceiros. Coube a nós garantir o que já é feito diariamente na cidade, que é a manutenção de todos os serviços essenciais para garantir o bem estar dos cidadãos e dos visitantes”, pontua a prefeita.
 
Para que tudo corra bem, segundo a prefeita, foram realizados serviços de infraestrutura, como operação tapa-buracos em todos os bairros, iluminação pública, limpeza e o fortalecimento no abastecimento de água. A prefeita enfatizou que a farmácia do município está devidamente abastecida e informou que a Secretaria de Saúde prestará atendimento contínuo aos moradores e visitantes. “Nossa equipe de Saúde se organizou para promover atendimento na Praça Dom Wunibaldo com uma ambulância e equipe médica, com apoio também de mais uma ambulância do Samu. No hospital, estaremos trabalhando de plantão para atender as pessoas caso haja necessidade”, afirma.
 
A cidade contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que garantiu o reforço no efetivo da Polícia Militar. O carnaval oficial da prefeitura tem início as 11h e término às 22h. Após esse horário só será permitido som ambiente até as 03h. Toda a equipe da Prefeitura estará de plantão durante os dias de festa.
 
Em relação ao abastecimento de água, que é sempre um problema quando a cidade fica lotada, o diretor geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luiz Leite, explica que as três captadoras de água que atendem o município estarão funcionando dentro da normalidade, distribuindo água durante todos os dias de carnaval.
 
Leite afirma, ainda, que todas as unidades passaram por um serviço prévio de manutenção e que a captadora do córrego do Monjolo, que sofreu um ato de vandalismo no último final de semana com o roubo de fios de cobre, não teve seu funcionamento comprometido.
 
“Apesar do problema com o vandalismo praticado na estação de captação do Monjolo, nossas outras duas captadoras estão em pleno funcionamento, com bombas reservas prontas para funcionar. Ainda assim, estamos com nosso caminhão pipa pronto para atender possíveis emergências”, ressaltou Leite.
 
O diretor observou que Chapada não possui problemas de captação, mas sim no processo de distribuição. “Nossa rede é antiga e por isso temos identificados muitos problemas com vazamentos. Estamos trabalhando também para recuperar essas falhas e suprir também essa demanda”, enfatizou.
 
Além disso, haverá coleta de lixo e limpeza da cidade todos os dias, a partir das 5h da manhã, com coleta de resíduos, lavagem da praça e arredores da igreja de Nossa Senhora de Santana.
 
Os blocos desfilam de sábado a terça-feira (5), e além disso, haverá também oficinas. “Os dias de maior movimento são sábado e domingo, porém teremos blocos até terça. Também estamos oferecendo oficinas de pintura facial, “bolhão” e confecção de máscaras carnavalescas, tudo planejado com antecedência para garantir uma festa tranquila para as famílias chapadenses e os visitantes que escolhem nossa cidade nesse período do ano”, explica a secretária municipal de Turismo, Alexandra Amorim.
 
Confira a programação dos blocos:
 
SÁBADO – 02.03.2019
 
HORÁRIO                             BLOCO                        
14H00 AS 15H00     MEU PIPI NO SEU POPO      
15H00 AS 16H00     LEÃO DA FOLIA E FELIZ IDADE   
16H00 AS 19H00     BEIJO ME LIGA         
20H30 AS 22H00     BATERIA BAFO DA ONÇA  
 
DOMINGO – 03.03.2019
 
HORÁRIO                             BLOCO
 
13H00 AS 14H00     GALINHADA DO MORRO    
14:00 as 14:30          BLOCO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS (Feliz Idade)
14H30 AS 17H00     CONFRARIA DO BODE        
17H00 AS 18H00     ANTA BALEADA      
18H00 AS 19H00     FLOR DE PEQUI       
20H30 AS 22H00     ME GUENTA E UNIÃO DA ALDEIA
 
 
SEGUNDA-FEIRA – 04.03.2019
 
HORÁRIO                           BLOCO  
14H00 AS 15H00                
15H00 AS 17H00     ECO KIDS      
17H00 AS 19H00     SENADO FOLIA        
                       
                       
TERÇA-FEIRA – 05.03.2019
 
HORÁRIO                            BLOCO 
14H00 AS 16H00     TATU NO CHAPADÃO         
16H00 AS 17H00                
17H00 AS 19H30     EQUIPE BATE FORTE         
19H30 AS 20H30     POMOFOLIA 
           
Oficinas
 
Serão realizadas oficinas para as crianças de pintura facial, bolhão e confecção de máscaras carnavalescas serão realidades nos dias 02 e 03, das 14h à 18h, na Praça Dom Wunibaldo. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet