Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

O que acontece com o coração quando nos estressamos?

Foto: Divulgação

O que acontece com o coração quando nos estressamos?
O estresse aumenta a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol. Cada vez que você fica estressado, a quantidade de radicais livres que passam a circular no seu organismo aumenta. Com a ansiedade, a presença dos radicais livres no organismo aumenta, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos. Isso porque eles interagem com o colesterol em excesso no organismo, formando placas nas paredes dos vasos sanguíneos, além de piorar certas doenças inflamatórias e causar envelhecimento.

Leia também:
Oito motivos para você procurar um cardiologista com urgência

Quando você tem um projeto de trabalho inesperado, uma bateria de carro descarregada ou problemas familiares em suas mãos, você é como um personagem de desenho animado com fumaça saindo de suas orelhas?

Todo mundo sente estresse de maneiras diferentes e reage de maneiras diferentes. Quanta tensão você experimenta e como você reage a isso pode levar a uma ampla variedade de problemas de saúde - e é por isso que é fundamental saber o que você pode fazer a respeito.

Quando o estresse é excessivo, pode contribuir para tudo, desde pressão alta, também chamada de hipertensão, a asma, a úlceras e a síndrome do intestino irritável.
 
Estresse e seu coração


Mais pesquisas são necessárias para determinar como o estresse contribui para doenças cardíacas.. Mas o estresse pode afetar comportamentos e fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas: pressão alta e níveis de colesterol, tabagismo, inatividade física e comer demais. Algumas pessoas podem optar por beber muito álcool ou fumar cigarros para “administrar” o estresse crônico, mas esses hábitos podem aumentar a pressão arterial e danificar as paredes das artérias.

E a resposta do seu corpo ao estresse pode ser uma dor de cabeça, tensão nas costas ou dores de estômago. O estresse também pode reduzir sua energia, causar estragos em seu sono e fazer você se sentir irritadiço, esquecido e fora de controle.

Uma situação estressante desencadeia uma cadeia de eventos. Seu corpo libera adrenalina, um hormônio que temporariamente faz com que sua respiração e ritmo cardíaco acelerem e sua pressão sanguínea suba. Essas reações preparam você para lidar com a situação - a resposta "lutar ou fugir".

Quando o estresse é constante, seu corpo permanece em alta marcha durante vários dias ou semanas. Embora a ligação entre o estresse e as doenças cardíacas não seja clara, o estresse crônico pode fazer com que algumas pessoas bebam muito álcool, o que pode aumentar a pressão sanguínea e danificar as paredes das artérias.
 
O controle do estresse pode reduzir ou prevenir doenças cardíacas?
 
O controle do estresse é uma boa idéia para sua saúde geral, e os pesquisadores estão atualmente estudando se o controle do estresse é eficaz para doenças cardíacas. Alguns estudos examinaram como o tratamento ou as terapias funcionam na redução dos efeitos do estresse na doença cardiovascular. Estudos que utilizam terapias psicossociais - envolvendo aspectos psicológicos e sociais - são promissores na prevenção de crises cardíacas. Depois de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, as pessoas que se sentem deprimidas, ansiosas ou sobrecarregadas pelo estresse devem conversar com seu médico ou outros profissionais de saúde.
 
O que você pode fazer com o estresse?

Exercícios físicos regulares, manter uma atitude positiva, não fumar, não tomar muito café, desfrutar de uma dieta saudável e manter um peso saudável são boas maneiras de lidar com o estresse.

Medicamentos são úteis para muitas coisas, mas geralmente não para o estresse. Algumas pessoas tomam tranqüilizantes para acalmá-las imediatamente, mas é muito melhor, a longo prazo, aprender a administrar seu estresse através de técnicas de relaxamento ou de controle do estresse. Tenha cuidado para não confundir estresse com ansiedade. Se você sofre de ansiedade, converse com seu médico sobre um tratamento ou plano de tratamento, incluindo se você precisa de medicação. Descobrir como o estresse afeta o seu dia a dia é um passo importante para lidar com isso.
 
Como o estresse afeta seu coração?

 
Estresse não gerenciado, especialmente raiva e hostilidade relacionadas ao estresse, podem afetar sua saúde. Isso pode causar:
Pressão alta
Ritmos cardíacos irregulares
Danos às suas artérias.
Níveis mais altos de colesterol
O desenvolvimento e progressão da doença arterial coronariana (aterosclerose)
Um sistema imunológico enfraquecido

Em tempos de estresse, muitas vezes as pessoas recorrem a hábitos prejudiciais para reduzir o estresse, como fumar cigarros, comer em excesso, usar drogas ou usar bebidas alcoólicas em excesso. Todos esses fatores colocam você em risco adicional de doença cardíaca e derrame.
 
Um evento cardíaco recente, procedimento ou diagnóstico recente de doença cardíaca pode produzir estresse. Você pode ter preocupações relacionadas a ter doenças cardíacas, tratamento ou preocupações financeiras. Mas, também é hora de observar seus comportamentos de saúde, observar as coisas que você pode mudar e começar a ter um estilo de vida mais saudável - física e mentalmente.

Dr. Juliano Slhessarenko (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet