Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

fechado há 6 meses

Obras no ‘Museu do Índio’ devem começar ainda em 2019 e reabertura fica para 2020

Foto: Davi Valle

Obras no ‘Museu do Índio’ devem começar ainda em 2019 e reabertura fica para 2020
As obras de reforma do Centro Cultural Ykuiapá, mais conhecido como Museu do Índio, devem ser retomadas ainda neste ano, para que seja reaberto em 2020. Fechado há quase seis meses, o espaço passará por readequação do projeto arquitetônico, e a planta deve, ainda, ser aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia também:
Secretaria de Cultura notifica 44 pessoas a devolver quase R$850 mil de editais passados

Na última sexta-feira (10), representantes da Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Iphan se reuniram para discutir a readequação arquitetônica. A planta será alterada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e apresentada ao IPHAN em um prazo de 90 dias. As melhorias são custeadas por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.

"Assim como ocorreu com outros diversos projetos do PAC, tivemos que readequar projetos elaborados em outra gestão porque foram constatados erros. Nossa expectativa é devolver esse atrativo à Capital, reforçando as opções turísticas e, sobretudo, valorizando a história e a herança daqueles que estavam aqui muito antes da chegada dos bandeirantes e da fundação oficial da cidade", afirmou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.

O Museu resguardava um acervo raro de culturas indígenas do Estado. "É importante ressaltar que as peças foram devidamente retiradas do espaço e armazenadas com todo o cuidado necessário para garantir a sua integridade", explica Vuolo.

Localizado na Rua Barão de Melgaço, o museu conta com uma reserva técnica da ordem de 2000 objetos, um Setor de Documentação, uma Biblioteca especializada na temática indígena e uma galeria de arte, o Centro Cultural é um dos principais espaços dedicados à promoção e salvaguarda do patrimônio destas populações.

Depois das alterações no projeto, o próximo passo é assinatura da ordem de serviço e, em seguida a reinauguração do espaço, em 2020.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet