Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Leandro Freire - Nutricionista

nutrição

Conhecimento nutricional e estado nutricional estão associados?

Foto: Reprodução/Internet

Conhecimento nutricional e estado nutricional estão associados?
Quando você se olha no espelho, gosta da imagem que vê?
Está satisfeito com sua aparência física?
Faz exames laboratoriais com frequência ou só quando está doente?
Você se considera saudável?

Leia também:
Nutricionista responde: detox existe?

É. Se paramos para perguntar, surgirão várias perguntas que tem ligação direta com a alimentação diária. Isso mesmo, alimentação diária! Agora pense comigo: quantos anos você tem agora, e a quantos anos imagina chegar com saúde, vivendo, e não somente sobrevivendo, dependendo de remédios ou de pessoas para ter um pouco mais de tempo cronológico na terra, sem alegria e com sofrimento?

É, parece pesado pensar assim, mas infelizmente essa é a realidade de todos, sem exceção: o que fazemos hoje refletirá, com certeza absoluta, no amanhã.

Agora a pergunta principal é: você tem conhecimento nutricional? Isso mesmo. Sabe se alimentar de maneira correta, respeitando os pilares básicos, que são qualidade e quantidade?

Quando nos referimos a qualidade do que se come, o tema é muito extenso. Podemos ficar horas de assunto, então vamos simplificar. O primeiro ponto que é necessário saber é: você sabe o que é carboidrato, a diferença entre carboidrato simples e complexo? Sabe o que é proteína de alto valor biológico e baixo valor biológico? Sabe o que são gorduras boas ou ruins?

É isso mesmo, isso é extremamente básico. Estou falando apenas de macro nutrientes, que comemos todo dia, mas muita gente ainda não sabe, porque ninguém nos ensina. Pouquíssimo se aprende na escola - isso falando da nova geração! E você que passou dos 30 anos, se lembra de ter aprendido em algum lugar?

Se não sabe as respostas ou ficou na dúvida, como você espera acertar no que está comendo? Está comendo apenas para encher a barriga, matar a vontade?  Mas e a saúde, como fica? À mercê da sorte?

Se você buscou conhecimento e sabe o que são carboidratos, proteínas e gordura... Maravilha! Vamos adiante então. Você sabe diferenciar o que são alimentos, do que são produtos alimentícios?

Sabe ir ao supermercado e colocar no seu carrinho apenas alimentos e produtos alimentícios que vão fazer bem à saúde? Se você sabe diferenciar essas duas coisas, vamos adiante... Quando escolhe o produto alimentício na prateleira do supermercado, você sabe ler o rótulo? Sabe o que está levando para casa? Além de ver quanto de carboidrato, de proteína e de gordura, e calorias o produto têm, o que mais você vê?

Você sabe que pela lista de ingredientes, por legislação, o primeiro ingrediente do produto sempre será o que está presente em maior quantidade, e que eles são listados em ordem decrescente, do maior para o menor?

Isso mesmo! Muitas pessoas são enganadas achando que o produto é bom, por exemplo, que é integral, mas não é. Que não tem açúcar, mas, na verdade, tem e muito! Que é saudável... mas está cheio de química.

Para ter uma ideia, só o açúcar simples possui mais de 20 nomes diferentes na indústria de alimentos! Por exemplo: glucose de milho, lactose, xarope de malte,  glicose, frutose, néctares, açúcar cristal, sacarose, açúcar invertido, açúcar de confeiteiro, açúcar mascavo, açúcar bruto, mel, açúcar branco, açúcar refinado, melaço, melado, caldo de cana, dextrose, maltose, xarope de milho, xarope de malte, maltodextrina, etc.

Viu? Existem muitas formas de ludibriar o consumidor. Isso que citei é só no açúcar, mas não paramos por aí. Tem várias outras coisas ruins, e muita gente  nem sequer  tem noção do que está comendo, dos malefícios que pode causar, do prejuízo à saúde que pode ter.

Posso citar os diversos riscos à saúde, como intolerâncias, alergias, rinites, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e até doenças mais sérias, como câncer, que podem ser causadas por aditivos químicos, que na maioria das vezes estão na parte final da lista de ingredientes, com nomes difíceis até de ler, números e siglas.

Veja alguns dos que mais se encontram:

E102Tartrazina, Corante Amarelo, E120 Ácido Carmínico, E124Corante Vermelho, causam Hiperatividade, asma, eczemas, urticária, insônia, E133Corante Azul Brilhante.

Eles podem se acumular nos rins e vasos linfáticos, provocar hiperatividade, asma, eczemas, urticária, insônia, câncer. Os corantes são absorvidos pelo intestino e podem fazer com que as fezes fiquem verdes.

MSG (glutamato monossódico): Outro exemplo, é um realçador de sabor encontrado em alimentos enlatados, comidas de fast-food, refeições congeladas, molho para salada, temperos prontos e comida chinesa. Ele prejudica a regulação do apetite no cérebro e faz com que a pessoa se sinta menos satisfeita depois de comer. Ele também altera as papilas gustativas, tornando o consumidor viciado em seu sabor.

Outros exemplos são adoçantes artificiais, aspartame, sacarina, sorbitol, sucralose, glicerol, entre outros, encontrados em sucos, refrigerantes, e águas com sabor, que quando consumidos em excesso aumentam o risco de diabetes, doenças no coração e obesidade.

BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno): Considerado um aditivo conservante que pode causar câncer, ele é usado para impedir a quebra de gorduras em alimentos como carnes em conserva, massas prontas, batata frita, manteiga, cereais, misturas prontas, goma de mascar, dentre outros.

Se formos ficar falando de cada um dos aditivos e químicos, faremos um livro. Então, o recado está dado é: existem muitas coisas boas industrializadas, mas temos que ter o mínimo de conhecimento para fazer as melhores escolhas.

Busque sempre conhecimento com pessoas honestas, aptas ao exercício da profissão. Não faça da sua alimentação um veneno diário, que te mata aos poucos. Coma bem, coma com prazer, coma tudo o que quiser, mas saiba o que está comendo, assim você erra menos e vive mais.

Abraços!
Leandro Freire - Nutricionista

Dr. Leandro Freire Santana
Nutricionista Esportivo
CRN/1 8331
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet