Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

produtores negros

Coletivo abre inscrições para 4ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso

Foto: Reprodução / Ilustração

Coletivo abre inscrições para 4ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso
Produtores e realizadores negros podem se inscrever, até o próximo dia 12 de setembro, na 4ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso. As inscrições foram abertas na última terça-feira (20), e serão aceitos curtas, médias e longas de todos os gêneros (ficção, documentário, animação, experimental e outros).

Leia também:
Drama francês, suspense coreano e ficção-científica dos EUA integram programação alternativa de cinema

A Comissão Organizadora fará uma pré-seleção, e os escolhidos serão anunciados a partir do dia 16 de setembro de 2019, na página do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê – MT. O Júri Oficial, depois, elegerá o Melhor Filme de Ficção, o Melhor Filme Experimental e o Melhor Documentário, e caso julgue necessário, uma Menção Honrosa (Prêmio Especial). Além disso, será concedido um troféu, mediante Júri Popular, ao melhor filme exibido no auditório.

De acordo com a assessoria do coletivo, a mostra é uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional.

Nesta edição da mostra, o homenageado e convidado especial será o professor Celso Luiz Prudente. Ele tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras que atua principalmente nos seguintes temas: cinema; reconhecimento dos realizadores; o negro; cultura, casa grande; senzala, cinema novo; Glauber Rocha; negro e filme; cinema; poesia; cabo verde.

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso é a terceira com a organização Coletivo Audiovisual Negro Quariterê (responsável pelas edições de 2017 e 2018). Neste ano ela será realizada de 16 a 18 de outubro, no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso. 

Link para inscrições AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet