Olhar Conceito

Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Notícias / Gastronomia

Engenheira de alimentos cria empresa que oferece legumes cortados e polpas de frutas

Da Redação - Isabela Mercuri

04 Set 2019 - 10:50

Foto: Divulgação

Vanessa e uma das polpas

Vanessa e uma das polpas

Depois que se formou em engenharia de alimentos, em agosto de 2017, a cuiabana Alessandra Geovana Garcia Guimarães, hoje com 26, teve dificuldade para encontrar um emprego em sua área. No final de 2018, trabalhava como vendedora de festas infantis no Shopping Estação, quando decidiu criar algo para ganhar um extra. Foi assim que criou a ‘semente’ do que hoje se tornou a ‘Facilite’, empresa que oferece praticidade com legumes higienizados e cortados, polpas de frutas, frango cozido desfiado, e mais.

Leia também:
Casal apaixonado por vinho e gastronomia cria ‘confraria’ e organiza jantares harmonizados em Cuiabá
 
“Desde criança gostava de fazer e vender comida. Sempre gostei desse ramo da alimentação”, contou ao Olhar Conceito. “Como acompanho sempre as redes sociais, vi que o suco detox estava muito em alta, e então resolvi fazer a polpa do suco, que tem como ingredientes: abacaxi, couve, maça,gengibre, hortelã e suco de limão. Certo dia comprei os ingredientes , as embalagens , fiz as polpas e congelei”.

A conta no Instagram foi aberta para vender as polpas, mas no início as vendas eram raras. Estimulada pela disciplina ‘Frutas e Hortaliças’, que teve na graduação, ela pensou em outro nicho de mercado. “Tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua alimentação, procurando um estilo de vida mais saudável, quis inserir algo relacionado ao ramo de legumes, frutas e verduras. A princípio tive muitas ideias, até que pesquisando na internet comecei a estudar os “minimamente processados”, que são os legumes e verduras já higienizados e processados (cortados, fatiados). Vi que em Cuiabá era muito carente desse tipo de serviço e apenas um supermercado oferecia, e vendiam para um público muito restrito”.

Para se preparar, Alessandra comprou seladora de embalagem, balança, e alguns itens de cozinha, e o primeiro produto que colocou à venda foi um mix para yakisoba, com repolho, brócolis e cenoura, de 350g, e a abóbora cabotiã já descascada e cortada em cubos. Foi um sucesso.


Foto: Divulgação

“As pessoas começaram a perguntar preço, se tinha mais opções, e fui criando vários mix de produtos. Minha primeira cliente, quando adquiriu nossos produtos, postou nos stories do seu instagram, e ainda me lembro que mandei um recado escrito a mão, agradecendo pela compra... Desde aquele dia, eu nunca mais parei de receber pedidos, e precisei da ajuda da minha mãe”, lembra.

A empresa deu tão certo que ela pediu demissão do emprego no shopping em fevereiro de 2019, e desde então dedica-se somente à Facilite. “Tenho muitos clientes que fazem comida para levar para o trabalho... chegar em casa cansado e ainda ter que cozinhar não é uma tarefa muito fácil, principalmente para os que tem filhos. Ter na geladeira um alimento já higienizado, cortado, descascado, facilita muito o dia a dia. A falta desse semi – preparo é um dos fatores que fazem com que as pessoas busquem os fastfoods”, justifica.

Segundo a empreendedora, os solteiros são seus clientes fieis, principalmente porque suas porções têm tamanhos reduzidos, o que impede que a comida estrague na geladeira. “Ao invés de ir ao supermercado e comprar uma cabeça de brócolis por exemplo, comprando conosco ele pode pedir uma porção de 170g, o que diminui bastante o desperdício e não estraga na geladeira. Esse é nosso conceito, facilitar o dia a dia dos nossos clientes, levando um produto prático com qualidade e diminuir o desperdícios de alimentos”.

Pensando na sustentabilidade – consciente da quantidade de plástico que a ‘Facilite’ utiliza – Alessandra criou uma ação especial: cada cliente que devolver uma embalagem da Facilite, ganha um brinde (sempre um dos produtos do cardápio). Estas embalagens devolvidas são encaminhadas ao descarte Ideal (como reciclagem).

“Tivemos uma ótima aceitação do público, todas as pessoas que conhecem nossos produtos ficam encantadas pela praticidade, elogiam muito o tipo de trabalho, parabenizam pela ideia, mas lógico, tem aqueles que acham que é coisa de preguiçoso, mas esses também acabam virando cliente (risos)”, comemora.

Os produtos da ‘Facilite’ devem ser encomendados com um dia de antecedência, já que são perecíveis. “Trabalhamos com itens avulsos, estamos estudando a ideia de trabalhar com os pacotes mensais e semanais. A vontade de ter uma loja física é imensa, quero abrir uma porta para que outras pessoas possam conhecer esse tipo de trabalho e mostrar que são acessíveis a todos”, afirma.

Além dos legumes, verduras e frutas, também estão disponíveis no cardápio algumas saladas, bolo de banana, de maçã, de batata doce, e pães sem glúten e sem lactose. Nenhum produto é feito com farinha de trigo, são feitos com farinha de aveia, de arroz ou de amêndoas.

Serviço

Facilite
Instagram
Encomendas e informações: (65) 99258-9608

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nathalia
    06 Set 2019 às 10:39

    Drika...oque faz por aqui ainda então? Vai pra São Paulo ué,já que Cuiabá está atrasada.

  • Nathalia
    06 Set 2019 às 10:38

    Igor...não é comida de gente preguiçosa,e praticidade e previlégio pra quem pode pagar pra ter benefícios em sua casa.So pra quem pode,ok?

  • DRICA
    04 Set 2019 às 14:10

    Cuiaá tá atrasada, no interior de SP, nas feiras de ruas o que vc mais encontra é isso!!!

  • RONI
    04 Set 2019 às 13:54

    gostaria de saber mas sobre os produtos.

  • Kamila Oliveira
    04 Set 2019 às 13:09

    Parabéns a empresa ... muito sucesso!!! Com a marca da sustentabilidade registrada.

  • ToN
    04 Set 2019 às 12:58

    Parabéns... que menina gracinha!

  • Wanessa Bonifácio
    04 Set 2019 às 12:50

    Parabéns pelo reconhecimento você merece todo sucesso do mundo!

  • josue miknow
    04 Set 2019 às 12:40

    Parabees pelo tarbalho !!! Para este mix de produtos ficar mais interessante sugiro que este produtos sejam sem agrotóxicos (produtos organicos), se precisar adquirir tais produtos direto do produtor e sóo comparecer no patio da UFMT - entrada principal, dodas as sextas feiras a partir das 17:00 onde temos um Eco Ponto : Horta Agroana (produtos com certificação orgânica direto do produtor)

  • igor ferreira
    04 Set 2019 às 11:56

    Comida pra gente preguiçosa ou para quem não tem muito tempo? rss

  • Kleber Luiz
    04 Set 2019 às 11:55

    Coisa de coxinha. Pobre com salário mínimo passa perrengue.

Redes Sociais

Sitevip Internet