Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

cuiabá inclusa

Encontro nacional une mulheres em rodas de samba por todo o Brasil

Foto: Divulgação

Encontro nacional une mulheres em rodas de samba por todo o Brasil
O segundo Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba acontece em dezessete capitais do Brasil, inclusive Cuiabá, no próximo dia 9 de novembro. Neste ano, a homenageada será Lecy Brandão. No dia do evento, a roda de samba terá início às 15h, com transmissão ao vivo (live) no Facebook às 16h, contemplando todas as cidades participantes.

Leia também:
Almir Sater faz show beneficente em Cuiabá em outubro para a Associação MTmamma

O projeto foi idealizado por Dorina Barros, e tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, cantoras e instrumentistas de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais. Além disso, tem o objetivo de contribuir para fortalecer a divulgação da força feminina do samba para o público.

Liliane Nascimento e Luanda Taiana, do Samba das Pretas e ligadas à coordenação local do evento, explicam que a proposta é unir forças diante de tantos movimentos políticos e artísticos que trouxeram para o espaço público o debate acerca da igualdade de gênero dentro do universo do samba.

No encontro, o público vai conferir sambas com grupos femininos e cantoras em revezamentos regulares até o final do evento, que será gratuito. O local ainda está sendo definido. O Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba também tem como pauta o tema de resistência. A mulher está no samba desde seu início. São exemplos Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Tia Ciata, Tia Eulália, Aracy de Almeida, as Tias Baianas, entre tantas outras. Na primeira edição, a grande homenageada foi Dona Ivone Lara.

Participam da roda que ocorrerá em Cuiabá este ano as cantoras Benny Costa, Bia Borel, Deize Águena, Fadia Fares, Fátima Campos, Juliane Grisólia, Larissa Padilha, Luciana Bonfim, Mariana Borealis, Rita Cassia, Regina Rangel, Sandra Regina, Semites Marques, Vera Baggetti e Zuleica Arruda. Como instrumentistas, Juliane Grisólia (violão), Andrea Rosa (cavaco), Camila Ferreira, Davene Carvalho, Bia Scaff, Monica Campos e Kalinca Nunes (percussão).

O evento também será realizado em Aracajú (SE), Belém (PA),  Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG),  Brasília (DF),  Campinas (SP), São Paulo (SP),  Curitiba (PR), Florianópolis (SC),  Fortaleza (CE),  João Pessoa (PB),  Londrina (PR), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Maricá (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e ainda na cidade argentina La Plata.

Link do evento:

Cuiabá (MT) - http://bit.ly/2kswzuY
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet