Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

após reforma

Museu Casa Dom Aquino reabre com café, loja e exposição de máscaras indígenas Waurá

Foto: da Assessoria

Museu Casa Dom Aquino reabre com café, loja e exposição de máscaras indígenas Waurá
Após passar por uma reforma, o Museu Casa Dom Aquino será reaberto ao público, com seu acervo e, ainda, nova exposição de máscaras indígenas, um café, loja de artesanatos e uma reserva técnica para abrigar peças não expostas. O evento acontece no próximo dia 7 de outubro, segunda-feira, às 9h.

Leia também:
Um ano e meio depois: como estão os museus de Mato Grosso após o ‘SOS’ criado por artistas

A Casa Dom Aquino foi construída em 1842 na beira do rio Cuiabá e, desde 2006, abriga o ‘Museu de História Natural Casa Dom Aquino’, com exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia. As peças da exposição, como fósseis de animais já extintos, representam a evolução biológica através das eras geológicas e arqueológica. Além disso, há artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais. Os principais itens são os fósseis da preguiça e tatu gigante, dinossauros, animais marinhos e peças cerâmicas.

No evento de reabertura, o público terá acesso à exposição das Máscaras Indígenas Waurá, confeccionadas durante a festa Atujuwá, um ritual da tribo Waurá, localizada no Parque Indígena do Xingu. As máscaras foram doadas ao Museu pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas, e a exposição é patrocinada pelo Grupo Terna Brasil.

Além disso, o museu terá, a partir de agora, o Café Casa Dom Aquino, Loja de Artesanatos e a Reserva Técnica. Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na Reserva Técnica, o Museu é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.  

O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). 

Horário de funcionamento: 

Terça a sábado: 8h às 18h - com visita guiada
Domingos: 8h às 12h - sem visita guiada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet