Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

nois pelo mundo

Na estrada há 3 anos, casal do RJ que mora em Kombi conhece belezas de Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Na estrada há 3 anos, casal do RJ que mora em Kombi conhece belezas de Mato Grosso
Imagine viver sem saber que horas são, ou que dia da semana ou do mês aponta o calendário. Assim é a rotina do casal fluminense Oseas Sales, 44, e Crystiane Machado Sales, 44, há três anos. Desde o final de 2016, quando venderam um carro, deixaram seus empregos e desmontaram a casa no interior do Rio de Janeiro, o tempo deles é contato em quilômetros dentro da Kombi onde o casal vive, apelidada carinhosamente de ‘Joaquina’. No último final de semana, eles estavam em Mato Grosso, conhecendo e divulgando as belezas de Nobres e Rosário Oeste em seu canal no Youtube, ‘Nois pelo mundo’.

Leia também:
Parque Serra Azul reabre para o público após incêndio que queimou mil hectares; Saiba como visitar!

“A gente descobriu que a gente ia morrer um dia e que teria que aproveitar um pouco da vida”, contou Oseas ao Olhar Conceito, após fazer um passeio no Sesc Serra Azul, convidado por um guia local, e acompanhado da equipe de lançamento do Pantanal Cozinha Brasil. Desde que saíram de casa, as aventuras são quase todas assim, na ‘parceria’. Nestas idas e vindas, a Joaquina já rodou 40 mil quilômetros.

Oseas e Crystiane já conheceram o Sul, o Sudeste e parte do Norte do Brasil. No Centro Oeste passam pela segunda vez. “A gente veio ano passado, conheceu o Pantanal, fomos até Poconé, até o Sesc Porto Cercado, conhecemos Cuiabá, a Transpantaneira, Chapada... e por conta do calor - ano passado estava muito quente – e porque a gente precisava equipar a nossa casa com o ‘resfriar’, e a gente voltou para o Sul”, lembram.

Joaquina por dentro (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Com a Joaquina já climatizada, os dois voltaram para Mato Grosso, onde desta vez conheceram Nobres e Rosário Oeste, e querem, ainda, passar por Vila Bela da Santíssima Trindade, antes de partir para o Norte. “Tem algumas cidades aqui em Mato Grosso que a gente gostaria de conhecer, mas vai deixar para outra oportunidade por conta da chuva”, explica Oseas. “A gente vai passar numa das estradas mais perigosas do Brasil, que é a tão temida BR 319, que vai de Rondônia até Manaus. A gente vai fazer ela toda agora, e tem que ser agora, porque se chover, não dá mais pra passar”.

Os planos futuros são: passar de três a quatro meses no Norte, aproveitar para conhecer os países fronteiriços, voltar para o litoral nordestino e descer até a Bahia. Depois, seguir rumo ao Chuí e, então, sair do Brasil, descer até Ushuaia, e subir até o Alaska. “Mas tudo pode mudar”, confessam. “Pode acontecer um Plano B. Nossa viagem muda de uma hora para outra... vai que quando a gente estiver no Nordeste, já é perto da Europa, a gente embarca a Joaquina num navio e vai? A gente não tem nada definido. Nós mudamos nosso estilo de vida para não ter horário”.

Oseas (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Investimento

Para sair pelo mundo, Crystiane deixou dois empregos como professora de ensino infantil, onde era concursada, e Oseas, que era empresário, deixou o próprio negócio. Eles investiram R$ 35 mil de um carro que venderam, mais R$ 20 mil, que estavam guardados, em equipamentos para a Kombi. A montagem completa dela, no entanto, veio com o tempo, por meio das amizades e parcerias que encontraram no caminho.

Para pagar a gasolina, alimentação e os passeios, os dois contam com o aluguel da casa em que viviam no Rio de Janeiro, e mais alguns alugueis. “Não são muitos, mas é o suficiente”, garantem. “É uma viagem muito barata. A gente tem o objetivo de passar para as pessoas que não precisa de muito dinheiro para poder viajar. E a gente até aproveita nas nossas redes sociais para mostrar isso”.

O casal tem dois filhos, de 22 anos, que ficaram no interior do Rio de Janeiro, fazendo faculdade. A saudade, segundo eles, é a pior parte. “Deixamos a família para trás... [mas] a melhor parte é que a gente está sempre fazendo uma família nova, conhecendo pessoas novas e lugares novos”, finalizam.

Serviço

Saiba mais sobre a aventura de Oseas e Crystiane no YOUTUBE INSTAGRAM.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet