Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

único de MT

Coletivo 'Spectrolab' apresenta performance que questiona o uso de plástico em mostra no Ceará

Foto: Emanoele Daiane

Coletivo 'Spectrolab' apresenta performance que questiona o uso de plástico em mostra no Ceará
O coletivo de artes híbridas ‘Spectrlab – Investigação Cênica’ participa, no próximo mês de novembro, da XXI Mostra Sesc de Culturas Cariri, no Ceará. O grupo foi o único de Mato Grosso selecionado, e vai apresentar a performance “Resí(duo)”.

Leia também:
Em Cuiabá, artistas suecos ministram curso sobre como a arte romântica influencia a contemporaneidade

A performance nasceu do desejo dos artistas Millena e Douglas de trazer indagações sobre a maneira como o lixo, principalmente o plástico, é tratado, e para falar sobre a importância do trajeto do plástico em meio urbano. O figurino foi feto com mais de 600 sacolas e máscaras com mais de 800 canudos reciclados. A estreia do espetáculo aconteceu no Projeto Sesc Leitura de Movimento, em novembro de 2018.

"Estamos comendo plástico". Resí (duo) é uma performance de intervenção urbana, onde dois seres residuais mascarados surgem a partir da contaminação do ambiente com diferentes tipos de lixo, principalmente o plástico. O impacto estético é composto pela reutilização de sacolas plásticas e pela reciclagem de canudos também plásticos incorporados nos performers. "Monstros de lixo" em movimentação coreografada trazem a necessidade do olhar mais profundo e emergente no que se diz respeito a problemática do lixo nas cidades”, diz a sinopse.

Coletivo

O coletivo Spectrolab – Investigação Cênica nasceu em 2016 com a união de alguns artistas mato-grossenses que compartilham de aproximações em artes híbridas por meio das formas animadas.

Os principais projetos incluem a confecção e manipulação de elementos cênicos, como, bonecos, máscaras, dispositivos e adereços que trazem reflexões atuais a partir da maneira com que lidam com esses materiais. Atualmente, o coletivo é formado pelos artistas Douglas Peron, Elizabeth Othon, Millena Machado e Raquel Mützenberg.
A Mostra Sesc de Culturas Cariri já acontece há duas décadas e é um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. Este ano, ela acontece de 8 a 12 de novembro, com mais de 300 atividades gratuitas em 23 cidades do Cariri.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet