Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

ensino fundamental

Estudante é o único finalista de MT na Olimpíada da Língua Portuguesa entre mais de 170 mil inscritos

Foto: Lívia Wu

Evaristo Conceição (à esquerda) e Angela Dannemann (à direita) na cerimônia de lançamento da Olimpíada

Evaristo Conceição (à esquerda) e Angela Dannemann (à direita) na cerimônia de lançamento da Olimpíada

O estudante Luiz Felipe Cândido Pires, de Rondonópolis (219km de Cuiabá), foi o único finalista de Mato Grosso na Olimpíada da Língua Portuguesa. Junto a ele, foram classificados outros quatro da região Centro Oeste, sendo três de Goiás e um de Brasília (DF). O aluno participou com o texto intitulado ‘Muleque, vem prá dentro’. A final acontece no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. No total, se inscreveram na Olimpíada 171.035 pessoas.

Leia também:
Secretaria de Cultura pagará R$600 mil para produção de obras literárias e projetos de fomento
 
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo, de acordo com a assessoria, é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
 
Para participar, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Luiz, o finalista de MT, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel. Seu professor é Senio Alves de Faria.
 
Os finalistas são alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. No total, 38 estudantes foram selecionados, junto a seus professores. Foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria.
 
Os 250 estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (28). Durante três dias, participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Eles entrevistaram a escritora Geni Guimarães e a visitaram o Museu Afro Brasil.
 
O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa acontece entre 4 e 6 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Poema. Desembarcarão em São Paulo 130 professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participarão das atividades culturais e de formação.
 
Ainda em novembro, serão realizados os encontros de semifinalistas de Documentários (1º e 2º anos do Ensino Médio) e de Artigo de Opinião (3º ano). Além dos finalistas em Memórias Literárias, foram divulgados em outubro os 38 selecionados na categoria Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).
 
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet