Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

última do ano

Mostra fotográfica traz 300 imagens de Cuiabá em homenagem ao tricentenário

Foto: Helder Faria

Uma das fotos selecionadas

Uma das fotos selecionadas

Trezentas fotografias de cento e trinta fotógrafos integram a exposição ‘Olhares Cuyaverá’, que começa na próxima segunda-feira (25) na Galeria Lava Pés. A mostra traz diferentes olhares sobre a capital mato-grossense, e marca o encerramento do ano de seu tricentenário.

Leia também:
Exposição une diferentes linguagens artísticas na Casa Cuiabana a partir desta quinta-feira

“É a primeira vez que teremos uma mostra com tantos participantes. A fotografia é a arte de desenhar com luz e registrar um determinado tempo e espaço. Cuiabá mudou muito nos últimos dez anos e isso fica evidente na mostra. Mas o mais interessante é perceber a diversidade de olhares, uma verdadeira prova de amor a Cuiabá”, adianta Ádia Borges, organizadora da mostra.

Esta é a última exposição da Temporada 2019 da Galeria, e vai até o dia 24 de janeiro, com entrada gratuita, de segunda-feira à sexta-feira, sempre das 8h às 18h. As imagens selecionadas são oriundas do projeto Maratona Fotográfica de Cuiabá, projeto idealizado pelo fotografo José Medeiros em 2013.

A tarefa de selecionar as imagens para a mostra ficou a cargo de Juvenal Pereira e Walter Firmo, Nair Benedicto, Ângela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino, Guy Veloso e Fatinha Silva, Aline Figueiredo e Humberto Espíndola, Eraldo Peres, Raimundo Paccó e Rubens Valente, que também assinaram a curadoria e os textos críticos.

A partir do dia 1° de dezembro, estarão abertas também as inscrições para a próxima exposição a ser realizada em 2020. O tema continua sendo “Cuiabá 300” e as inscrições são gratuitas.

Em janeiro, serão oferecidas oficinas de fotografias e palestras. Ainda não há datas definidas, mas a ideia é discutir olhares fotográficos e aprimoramento de portfólio com José Medeiros, Nair Benedicto e Kiko Pacheco.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página da Maratona Fotográfica no Facebook ou pelo telefone (65) 98114-0315, assim como as inscrições para a mostra de 2020.

Galeria Lava Pés

Em 2019, a galeria recebeu quatro diferentes exposições, com obras de artistas mato-grossenses, entre telas, esculturas e instalações, além de fotografias e uma exposição de circulação internacional, “Egito sob o olhar de Napoleão”.

“Estamos muito felizes com as atividades da Galeria Lava Pés. Tivemos importantes exposições que contemplaram artistas da capital e do interior, abrangendo diversas linguagens e manifestações artísticas, além de uma respeitada exposição do Itaú Cultural. Estamos no caminho certo e a Temporada 2020 será ainda mais produtiva”, comemora Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.  

Serviço

Mostra coletiva Olhares Cuyaverá
Quando: De segunda-feira à sexta-feira, em cartaz até dia 24 de janeiro
Horário: Sempre das 8h às 18h
Onde: A Galeria de Artes Lava Pés está localizada no piso térreo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés) nº 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.
Informações e Inscrições: (65) 98114-0315
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet