Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

neste domingo

Orquestra da UFMT apresenta penúltimo concerto da temporada unindo erudito ao popular

Foto: Reprodução / Ilustração

Orquestra da UFMT apresenta penúltimo concerto da temporada unindo erudito ao popular
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) apresenta seu penúltimo espetáculo da temporada 2019 no próximo domingo (1), às 18h30, no ginásio Verdinho. A entrada é franca, e o concerto abrirá para o espetáculo ‘Cuiabá 300’, do grupo Cena Onze.

Leia também:
Pianista premiada e membro da Academia Brasileira de Música se apresenta em Cuiabá

Segundo o maestro Fabrício Carvalho, este espetáculo faz jus ao hábito já consolidado da Orquestra de ir para fora dos muros da universidade. “É uma prática nossa nesses últimos 20 anos, dos 40 que a Orquestra completou, a ideia de sempre descentralizar o acesso e permitir que as pessoas tenham uma convivência um pouco mais rotineira com esse tipo de música. A gente faz esse concerto em um ambiente muito bacana no me ponto de vista, num espaço importante e estratégico da cidade, que é o ginásio Verdinho. As portas do CPA I, um bairro importante, uma região importante da cidade”, disse.

O convite veio do grupo Cena Onze de Teatro, e foi prontamente aceito pela OSUFMT. No repertório, estão desde clássicos até músicas mais conhecidas pela população. “Estou levando muitas obras eruditas para que as pessoas tenham esse contato. Mas vou fazer um ‘Carinhoso’ também no final para as pessoas cantarem junto, nessa ideia de relacionar o que está no imaginário coletivo das pessoas com o que elas ainda não têm acesso, e daí despertar o novo”.

Após o concerto de domingo, o próximo – e último de 2019 – será no dia 10 de dezembro, terça-feira, junto ao Coral da universidade, em homenagem ao aniversário de 40 anos da UFMT. “Foi uma temporada muito bacana, de muito esforço, a que pese as dificuldades financeiras da universidade, a gente conseguiu fazer uma temporada de muita qualidade”, comemora Fabrício.

Nesta sexta-feira (26), a Orquestra recebe uma homenagem da Câmara Municipal de Cuiabá, e no próximo dia 9 de dezembro, recebe também da Assembleia Legislativa uma seção solene, ambos pela comemoração de seus 40 anos.

Serviço

Concerto – OSUFMT
Data: Domingo, 1 de dezembro
Horário: a partir das 18h30
Entrada franca
Logo após, inicia-se o espetáculo ‘Cuiabá 300’
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet