Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

motosblim

Livro infanto-juvenil de Aclyse de Mattos recria universo de Névio Lotufo e sua 'enfermaria de bicicletas'

Foto: Divulgação

Livro infanto-juvenil de Aclyse de Mattos recria universo de Névio Lotufo e sua 'enfermaria de bicicletas'
A história imaginada e baseada em fatos reais do comendador, dançarino, ciclista, colecionador de carros antigos, escoteiro, fotógrafo, cinegrafista, empresário, jogador de futebol, de vôlei e de basquete Névio Lotufo foi contada em um livro infanto-juvenil, escrito por Aclyse de Mattos e ilustrado por Marcelo Velasco, que será lançado na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal.

Leia também:
Mato Grosso tem cinco finalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa
 
O lançamento faz parte das comemorações dos 25 anos da Entrelinhas Editora. ‘Motosblim’ recria o universo da Cuiabá dos anos 60, com Névio como personagem principal.
 
O autor, Aclyse, passou a infância na rua 13 de junho, em frente à Motosblim, onde o personagem principal mantinha seus brinquedos, projetores de cinema e calhambeques.
 
“Algumas pessoas vivem de forma tão extraordinária que se perpetuam na mente e no coração dos seus contemporâneos, marcando gerações”, opina a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, que destaca aspectos da edição: “Para o menino-escritor-professor-poeta-compositor-cuiabano Aclyse de Mattos, o doutor em bicicletas, que se dedicava a colecionar carros antigos, entre tantas outras antiguidades e modernidades tecnológicas do seu tempo, ficou gravado nas mais vívidas lembranças da sua infância e adolescência. Foi assim que ele resolveu escrever sobre a sua vida em Cuiabá na década de 1960 e sobre Névio Lotufo, personalidade que marcou o seu imaginário. Para contar essa história, o menino-ilustrador-professor-artista plástico-cuiabano Marcelo Velasco, contemporâneo de Aclyse, mergulhou em suas lembranças compartilhadas para ilustrar a história, agora registrada para sempre”.
 
Aclyse é professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2017 passa a integrar a Academia Mato-grossense de Letras.
 
Marcelo Velasco, o ilustrador, também cuiabano, é cicloativista, ambientalista, artista plástico, doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, formado em Arte-Educação pela Universidade de Brasília (Artes Plásticas e Desenho), e atua no Instituto Federal de Mato Grosso.
 
 
Para a Entrelinhas, Marcelo ilustrou Uma maneira simples de voar, de Ivens Cuiabano Scaff; Bugrinho: que menino é esse?, de Daniela Freire; A mamãe das cavernas e a mamãe loba, também de Ivens Cuiabano Scaff.
 
Serviço
 
Lançamento do livro “Motosblim: a incrível enfermaria de bicicletas”,
de Aclyse de Mattos e Marcelo Velasco, publicado pela Entrelinhas Editora
Loca:  No Sesc Arsenal
Data:  Dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas
Valor do investimento:  R$ 50,00 (no lançamento)
Mais informações: 
Entrelinhas Editora (65) 3624 5294
www.entrelinhaseditora.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet