Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Pycnonemosaurus Nevesi

Réplica de dinossauro que viveu há 70 milhões de anos em Chapada está exposta para o público

Foto: Divulgação

Réplica de dinossauro que viveu há 70 milhões de anos em Chapada está exposta para o público
Uma réplica do Pycnonemosaurus Nevesi, ou ‘dinossauro da mata fechada’, que viveu em Chapada dos Guimarães há 70 milhões de anos, durante a era Mesozoica, no período Cretáceo, está exposto no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, aberto para visitação do público.

Leia também:
Museu Casa de Dom Aquino recebeu mais de 5 mil visitantes em 2019

O dinossauro de dentes afiados que podia chegar a 4 metros de altura, 9 metros de comprimento e até duas toneladas é um típico dinossauro da região centro-oeste do Brasil.

Algumas vértebras, um dente e uma parte do fêmur, descobertos em 2011, foram os fosseis que deram base à réplica. Eles também podem ser apreciados no museu. “Esse dinossauro é o maior atrativo da Casa Dom Aquino, sem dúvida. Desperta muita curiosidade nos visitantes, sejam eles crianças ou adultos. É uma atração tão requisitada que já estamos pensando em construir uma segunda réplica, já temos até o projeto de um titanossauro a ser construído com a mesma técnica de osteometria (medição dos ossos para estudos antropológicos)”, adianta Jonilken da Silva Almeida, educador patrimonial da Casa Dom Aquino.

A réplica foi construída pelo especialista em anatomia de dinossauros Carlos Scarpini. Formado em história, ele se dedica ao estudo da paleontologia há quase 30 anos. A réplica do pycnonemosaurus nevesi, restaurada recentemente, demandou dois meses de estudo dos grupos filogenéticos da espécie para se chegar ao formato que dá as boas-vindas na entrada do museu. Foram mais 40 dias de construção.

No total, Carlos já criou 115 peças. Suas obras estão expostas nos principais museus e institutos de pesquisas do Brasil, como no Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de São Paulo (USP), além de peças em acervos particulares em Portugal e no Canadá.  

“Não é algo lúdico, é científico mesmo. Morfologia dos dentes, das vertebras... a proporção do fêmur é uma peça chave de identificação da espécie. Um trabalho que só foi possível a partir das peças/ partes originais que também estão na nossa exposição, as quais chamamos de holótipos. O primeiro holótipo encontrado em Chapada dos Guimarães estava no Museu de História Natural do Rio de Janeiro, destruído em 2018 por um incêndio de grandes proporções”, explica Jonilken.

Em breve, será construída a réplica de mais um dinossauro: o titanossauro, que terá quase 20 metros de comprimento e cerca de 4 metros de altura. Atualmente, ela está na fase da pesquisa, capitaneada por Carlos.

Serviço

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT).
Horário de funcionamento:  quarta-feira a domingo, das 8h às 18h.
Visitas guiadas na parte da manhã: das 8h às 9h e das 10h às 11h.
Visitas guiadas à tarde: das 15h às 16h e das 17h às 18h.
Livre para todas as idades.
Informações: (65) 3634-4858 / 3052-8062 / casadomaquinomuseu@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet