Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

ESPECIALISTAS

Palestras discutem vida em outros planetas, diferentes concepções e a origem do universo

Foto: UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE UIG (GETTY)

uposta imagem de um OVNI em Westall (Austrália), em 1966

uposta imagem de um OVNI em Westall (Austrália), em 1966

Três palestras discutem temas ‘polêmicos’ com a ajuda de especialistas durante o mês de fevereiro. A primeira, nesta quarta-feira (12), traz o pós-doutor em física Márcio F. Cornélio para responder à questão: ‘Estamos sozinhos no universo’?

Leia também:
Exposição tem fotos da lua, nebulosas e galáxias em espaço imersivo em Cuiabá

Márcio é graduado, mestre e doutor em física pela Universidade de São Paulo (USP), e possui dois pós-doutorados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na quarta-feira (12), sua palestra será das 19h às 20h no espaço de alimentação do Sesc Arsenal.

“No nosso planeta, mesmo nos lugares mais inóspitos ou que pensávamos ser impossíveis, com um mínimo de água líquida e alguma fonte de energia, nós a encontramos. Por outro lado, o universo conhecido tem o número incontável de estrelas e planetas e, apesar disso, nós ainda não sabemos se existe vida fora da Terra. Será que algo corriqueiro no nosso planeta é tão raro nestes incontáveis mundos? Essa pergunta atormenta cientistas, pensadores ou qualquer um que se pergunte o sentido de nossa existência desde que a humanidade descobriu outros planetas. A geração de hoje pode ser a primeira a saber da resposta. Hoje em dia, a maior parte da exploração espacial é dirigida para responder esta questão. O que é conhecido e o que está sendo feito hoje e é planejado para as próximas décadas é o tema desta palestra”, diz a sinopse.

Na semana seguinte, dia 19, também quarta-feira e no mesmo horário e local, é a vez do professor Alberto Sanoja falar sobre as diferentes concepções do universo ao longo da história. Ele é graduado em física pela Universidad de Los Andes, mestre em High Energy Physics pelo ‘The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics’, e doutor pelo Instituto de Física Teorica da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

“Uma viagem desde os primeiros modelos cosmológicos da Terra plana e o Sistema geocêntrico, passando pela Teoria do Big Bang e a Teoria inflacionária, finalizando com a imagem mais radical que as pesquisas em cosmologia oferecem atualmente para nós, a existência do Multiverso” é a sinopse do evento.

O mesmo professor volta na semana seguinte, dia 26, para falar sobre a origem do universo: “Discutiremos a concepção que nos oferece a teoria do Big Bang sobre a origem, evolução e futuro do Universo, além de seus pilares observacionais, como o afastamento das galáxias, a abundância dos elementos leves, a formação das galáxias, a radiação cósmica de fundo e a escuridão do céu noturno”, explica.

As palestras são gratuitas e abertas ao público, e integram a mostra o ‘Céu de Mato Grosso’, que segue aberta até dia 29 de março, de terça a sábado das 14h às 21h e aos domingos das 15h às 21h e traz fotografias, desenhos e instalações.

Serviço

Quarta-feira (12) - Estamos sozinhos no Universo? – Profº Márcio F. Cornélio
Horário: 19h
 Local: Espaço de Alimentação - Sesc Arsenal.
 
Quarta-feira (19) - As diferentes concepções do universo ao longo da história – Prof.º Alberto Sanoja
Horário: 19h
Local: Espaço de Alimentação - Sesc Arsenal.
 
Quarta-feira (26) - Origem do Universo – Profº Alberto Sanoja
Horário: 19h
Local: Espaço de Alimentação - Sesc Arsenal
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet