Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

inclusão literária

Projeto instala bibliotecas itinerantes em pontos estratégicos de Cuiabá

Foto: Divulgação

Projeto instala bibliotecas itinerantes em pontos estratégicos de Cuiabá
Para quem pode, ficar em casa é uma forma de ajudar ao próximo e a si mesmo, contribuindo com a diminuição da propagação do novo coronavírus (Covid-19), mas também pode ser um momento de reflexão e de adquirir conhecimentos. Para isso, a população cuiabana conta, agora com o projeto ‘Biblioteca de Rua’, em que pode buscar livros em pontos estratégicos da cidade.

Leia também:
Grupo de Siriri é o único de MT a participar de festival de folclore online

O projeto é apadrinhado pela Cia de Teatro Cena Onze, o Cine Teatro Cuiabá e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e faz parte do ‘Inclusão Literária’, idealizada pelo escritor Clóvis Matos.

De acordo com o diretor artístico do Cine Teatro Cuiabá, Flávio Ferreira, a ideia surgiu depois de o local apadrinhar o Projeto Mãos Limpas, projetado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que disponibiliza lavatórios portáteis, visando contribuir com o esforço social de combater a pandemia do Coronavírus no Estado.

Gerson Luiz de Souza, professor da rede estadual, também é padrinho dos dois projetos. "Conheci o Mãos Limpas por meio de uma amiga, me apaixonei pela ideia, já que tem tudo a ver com a nossa empresa, que trabalha a sustentabilidade há muito tempo e tem essa visão de contribuição com o social e de compreender o mundo da melhor forma possível. Logo depois o Cine Teatro entrou em contato comigo perguntando se não teria interesse em receber também a Biblioteca de Rua. Aceitei e ambos estão em funcionamento e têm sido bastante interessante", conta.

"A Biblioteca de Rua já está instalada em cinco pontos. Sendo eles o Pão de Queijo Café, que fica na rua General Mello, próximo ao  Hospital Estadual Santa Casa, a Farmapopular, que fica no bairro Planalto, no Fórum de População em Situação de Rua Cuiabá, que fica no bairro Cidade Alta ou no Beco do Candeeiro, no Cine Teatro Cuiabá e estamos trabalhando para a ampliação dos pontos", conta o escritor Clóvis Matos.

"Não tenho dúvida de que sairemos melhores como pessoas desse período. Acredito que o vírus veio para nos ensinar que o ser vale mais que o ter, e nessa reflexão entram os livros, que alimentam a alma e a cabeça. Durante o isolamento, quando as pessoas estão deprimidas e isoladas, entendemos que uma boa leitura é a companhia fundamental", completa Gerson.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet