O projeto de construção de um novo mirante no Parque Mãe Bonifácia foi lançado em junho de 2018, junto a diversas outras benfeitorias, como banheiros públicos, academias ao ar livre, dentre outros. Quase dois anos depois, as obras do novo mirante começara, após ordem de serviço dada no último dia 27 de abril.
Leia também:
Prefeitura permite realização de eventos com até 200 pessoas
O projeto é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), e toda a revitalização foi planejada com custo de R$2,5 milhões, sendo R$1,5 milhão somente para a torre de observação. Segundo a assessoria, por se tratar de uma estrutura alta, o projeto passou por revisões de engenharia antes de sair do papel.
O projeto é inspirado na torre anterior, que foi referência para a população cuiabana, mas foi fechada em 2015. O novo mirante terá escada em espiral, que permite a observação de todo o entorno do parque, com plataforma de observação de 12 metros e altura total da torre de 15 metros. O projeto conta, ainda, com um elevador com capacidade para oito pessoas.
Do que estava no projeto de 2018, as obras de revitalização, como banheiros, academia e reforma do casarão foram entregues na Semana do Meio Ambiente de 2019.
A nova torre terá estrutura de aço, que garante maior durabilidade e menor manutenção, cobertura com painéis fotovoltaicos e telhado em policarbonato cristal para manter a iluminação natural. As obras são realizadas com recursos de compensação ambiental da empresa Matrinchã Transmissora de Energia, que liga Ribeirãozinho até Paranaíta.