Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

cafeína e antioxidantes

Startup cuiabana traz chá milenar da Amazônia equatoriana ‘campeão de vendas’ no mundo ao Brasil

Foto: Reprodução

Startup cuiabana traz chá milenar da Amazônia equatoriana ‘campeão de vendas’ no mundo ao Brasil
Uma erva consumida há mais de mil anos pelos povos indígenas da Amazônia equatoriana, que promove energia, desincha, provoca saciedade, é afrodisíaca e ainda ajuda no tratamento de diversas doenças chegou ao Brasil pelas mãos de uma startup cuiabana. Criada pelos sócios Orlando Vilela, André Alves e Rafael Machado, a ‘Guayusa Brasil’ já está à venda em Cuiabá, somente online (veja os contatos no final da matéria).

Leia também:
Bebida milenar que melhora a imunidade do organismo ganha fábrica artesanal em Mato Grosso
 
Planta endêmica cultivada pelos povos nativos do Equador, a guayusa é conhecida principalmente por seus altos índices de cafeína. “Ela só perde em índice de cafeína para o café, dentre os chás verdes, nenhuma planta tem mais cafeína que ela”, explica Orlando. O grande benefício do chá, no entanto, está nos efeitos no corpo: enquanto o ‘pico’ da cafeína após o consumo de uma xícara de café demorar duas horas, na guayusa ela demora de seis a oito para ser absorvida no organismo. Como consequência, não provoca taquicardia, ansiedade e nem agride o sistema hepático.
 
Mas este é apenas um dos diversos benefícios da planta. Outra substâncias presentes em suas folhas são a teobromina e a L-teanina. A teobromina é também presente no cacau cru, e responsável por dar saciedade. Já a L-teanina, faz com que o organismo produza serotonina e dopamina, os hormônios do prazer.
 
“A guayusa possui 14 polifenois, que são substâncias capazes de provocar o rejuvenescimento celular. Ela tem essa capacidade de, por ter uma grande quantidade de antioxidante, retardar o envelhecimento. Pesquisas em andamento ainda mostraram que ela controla diabetes tipo 2, e um estudo preliminar indica que é capaz de mitigar os efeitos do mal de Alzheimer em mais de 50%”, completa Orlando.
 
Viagem ao Equador


 
Para trazer a erva para o Brasil, Orlando viajou ao Equador em setembro de 2019, depois de conhecê-la por meio de uma reportagem do Globo Rural e descobrir que o produto ainda não estava no Brasil, apesar de ser um ‘best-seller’ de consumo nos Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa.
 
“O mundo está diante de uma planta altamente energética. Nenhuma planta no mundo reúne tantos benefícios para o ser humano. Você pode praticamente aposentar todos os tipos de chá, porque ela, sozinha, responde a todos os produtos que tem no mercado hoje”, declara.
 
Na Guayusa Brasil, marca criada pelos sócios da startup cuiabana, o chá, além do natural, é também feito com outros três sabores, e cada um tem propriedades específicas:



Frutas vermelhas – Rico em vitamina C, cálcio, fósforo e antioxidantes, potencializa o fortalecimento ósseo, previne o envelhecimento precoce e tem ação antimutagênica inibindo o surgimento de tumores cancerígenos, além de promover um sono reparador pois acalma, sem sedar.
 
Gengibre e limão – Além de combater a gripe e o resfriado, melhorando o sistema imunológico, tem propriedades diuréticas e termogênicas, desincha a barriga, combate a celulite, acelera o metabolismo e queima a gordura.
 
Menta – Rico em diversas vitaminas do complexo B, C, D e E, auxilia a proteção do corpo contra a infecção e inflamação. Indicado para quem sofre de acne, a menta possui ação anti pruriginosa (evita coceiras e comichões e reações alérgicas) e auxilia a aliviar o sintoma da síndrome do intestino irritável e pessoas que sofrem gastrite e pangastrite, pois acalma a mucosa intestinal. Por sua ação analgésica, a menta se tornou um poderoso aliado das mulheres que sofrem com cólicas menstruais.
 
Guayusa pura (natural) – Em sua forma pura, proporciona um sabor inigualável para os que buscam uma resposta energética de uma forma completamente natural. Rica em cafeína, teobromina e leatina, três componentes que são poderosos antioxidantes polifenois, que ajudam a aliviar o estresse oxidativo. Além de auxiliar no controle da Diabetes tipo II e doenças vasculares, ajuda na prevenção do Mal de Alzheimer pelo seu poder de rejuvenescimento celular.
 
Segundo Orlando, não há registros na medicina de intoxicação pela guayusa. No entanto, o indicado é que não se passe do consumo de duas a três xícaras por dia. Além de todos os benefícios já citados, a planta também é afrodisíaca, ajuda a limpar os dentes, e é orgânica e ajuda na preservação ambiental.
 
“A nossa empresa trabalha em parceria com comunidades indígenas, com profundo respeito às questões da preservação da biodiversidade, fauna, flora. É uma empresa amiga da floresta”, garante Orlando. “As empresas que temos parceria tem todos os selos de preservação ambiental e produção orgânica, é uma erva 100% orgânica em toda sua cadeia de produção. O produtor se compromete a não desmatar e não usar produtos químicos na produção”, explica.
 
Serviço
 
Guayusa Brasil
Instagram; Facebook
Vendas pelo: (65) 99268-4949
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet