Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

Cardiologista explica o que saber sobre a automedicação nos tempos de pandemia

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Cardiologista explica o que saber sobre a  automedicação nos tempos de pandemia
Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800.

Tomar medicamentos sem receita ou sem receita médica, sem falar primeiro com um médico, pode poupar tempo e dinheiro, mas no final é muito mais caro para sua saúde.  Os efeitos da automedicação podem ser prejudiciais e potencialmente fatais.

Leia também:
Melhores dicas do cardiologista para entender a falta de ar
 
Muitas pessoas associam o termo "automedicação" ao abuso de álcool ou substâncias. No entanto, a automedicação também pode significar tomar medicamentos prescritos que sobraram de uma doença anterior ou tomar vários medicamentos vendidos sem receita para mascarar seus sintomas.
       
As pessoas costumam automedicar-se para evitar ir ao médico, mas as consequências podem ser graves o suficiente para levá-lo ao hospital. Aprenda sobre os perigos da automedicação para evitar o risco de uma reação adversa.
 
Medicamentos vencidos

Os medicamentos têm datas de validade que indicam quando e quando devem ser tomados para garantir segurança e potência.  Os medicamentos que ultrapassaram as datas de vencimento podem não funcionar tão eficazmente ou serem seguros para uso. Quando você toma medicamentos prescritos ou vendidos sem receita, corre o risco de não receber uma dose suficiente para aliviar ou controlar seus sintomas.

Em alguns medicamentos, as reações químicas podem ocorrer à medida que expiram, tornando-as perigosas para o consumo. Sempre verifique os rótulos dos medicamentos antes de tomar o medicamento.
 
Condição subjacente não diagnosticada

Tomar remédios para tratar sintomas em curso sem consultar um médico pode significar que você está deixando uma condição subjacente sem diagnóstico.  Sintomas como febre persistente e erupção cutânea podem estar associados a condições médicas subjacentes que exigem diagnóstico adequado para serem efetivamente tratadas.  Em alguns casos, como diabetes ou doenças cardíacas, deixar os sintomas descontrolados pode aumentar o risco de desenvolver complicações graves.

Se sentir um sintoma (por exemplo, febre, erupção cutânea, insônia, vômito, tontura, náusea, dor de cabeça, pressão sinusal etc.) por mais de 5 dias, consulte seu médico imediatamente.
 
Uso indevido de antibióticos

Antibióticos têm a capacidade de destruir bactérias nocivas, mas seu uso incorreto pode ter efeitos perigosos. Tomar antibióticos quando você não tem uma infecção bacteriana ou doença pode levar a mal estar e sintomas adversos desnecessários. Quando isso acontece, as bactérias desenvolvem a capacidade de resistir aos efeitos dos antibióticos, o que os impede de funcionar com eficácia. As bactérias podem então se multiplicar, resultando em um número maior de bactérias resistentes aos seus medicamentos.

As bactérias também podem compartilhar essa resistência com outros tipos de bactérias, incluindo as prejudiciais e benéficas.  Quando você tem um resfriado comum ou outra infecção viral, por exemplo, tomar antibióticos para evitar o vírus fará com que bactérias benéficas desenvolvam uma resistência e compartilhem essa resistência com quaisquer bactérias nocivas presentes.

Além disso, existem muitos tipos diferentes de antibióticos desenvolvidos para tratar doenças específicas. Se você toma antibióticos prescritos anteriormente para uma condição diferente, na melhor das hipóteses você não melhora. Na pior das hipóteses, você pode ficar gravemente doente e desenvolver bactérias resistentes a antibióticos, o que dificulta a cura.
 
Misturando medicamentos


Quando você toma vários medicamentos por conta própria, corre o risco de tomar medicamentos que não devem ser usados ​​juntos por razões de segurança. Por exemplo, tomar viagra e medicamentos para o coração simultaneamente pode causar uma queda maciça na pressão sanguínea e desencadear um ataque cardíaco.

Alguns medicamentos podem afetar a potência de outros medicamentos quando misturados. Isso pode colocar sua saúde em risco, deixando seus sintomas sem tratamento devido à menor potência do medicamento. Sempre pergunte ao seu farmacêutico sobre possíveis reações negativas ao medicamento.
 
Dosagens imprecisas

Os perigos da automedicação podem ser fatais quando são tomadas doses imprecisas. Ao estimar sua própria dose, você corre o risco de tomar o suficiente para resultar em uma overdose acidental.

Por outro lado, se você tomar uma dose muito pequena, é pouco provável que seja eficaz e você poderá ficar mais doente. Isso pode resultar em doses adicionais para gerenciar ou aliviar os sintomas, o que também pode levar a uma overdose.
 
A prática da automedicação pode e muitas vezes resulta em morte. Seu farmacêutico e seu médico são uma equipe que trabalha em conjunto para ajudar a garantir sua segurança e manter sua saúde. Utilize essa equipe indo ao médico e comunicando quaisquer preocupações que você tenha ao seu farmacêutico - isso pode impedir complicações sérias, incluindo a morte.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet