Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

in natura

Artista cuiabana lança exposição virtual e inova com ‘viola de cocho ecológica’

Foto: Divulgação

Artista cuiabana lança exposição virtual e inova com ‘viola de cocho ecológica’
A artista plástica cuiabana Nadja Lammel lançou, na última semana, sua mais nova exposição. ‘In Natura’ é uma mostra virtual, e ficará disponível para acesso do público até o próximo dia 13 de agosto. Dentre as obras está uma luminária feita a partir de uma viola de cocho, integrando o conceito “eco-friendly”, ou ecológico.

Leia também:
Revista multiartística lança terceira edição com participação de coletivo português
 
Nadja tem em seu currículo mais de dez exposições, além de passagens pelo exterior. "Minhas obras são eco-friendly, foram executadas com técnicas características do grafite e também técnicas da pintura tradicional regionalista, no intuito de promover e valorizar a cultura e natureza mato-grossense inseridas em um contexto urbano com o mínimo de impacto ambiental possível", explica.
 
A mostra traz pinturas com temas que remetem à fauna pantaneira, como a onça pintada e a preservação dos povos originários do Brasil. Além disso, a artista lançou uma luminária "viola de cocho" com intuito de renovar a experiência do público colecionador de arte.
 
"Além de ser uma obra de arte, ela também tem a função da iluminação, e isso une seus usos e permite uma nova conotação da viola de cocho, instrumento cujo seu modo de fazer é registrado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN", conta Nadja Lammel.

Na produção de todas as obras, Nadja fez questão de utilizar materiais e superfícies são ecológicos, como madeira de demolição e reflorestamento. "Até mesmo a viola de cocho foi feita com esse material, pois procurou-se uma peça que estava sem uso como instrumento que pudesse virar uma luminária", explica Guilherme Chaves, empresário e produtor executivo da exposição. "A ideia é valorizar nossa cultura, aproveitar ao máximo materiais que já possuímos e permitir novos usos com o mínimo de impacto ambiental possível", completa a artista.

Serviço

Eco exposição IN NATURA
Local: Redes Sociais e site oficial (Instagram: @nadja.lammel www.nadjalammel.com)
Datas: 13/07 a 13/08/2020
Horários: Disponível para acesso livre
Informações para pedir o catálogo: (65) 99915-7713 / 99613 5853 / 3025 1235
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet