Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

para a família

Livro '9 Razões para Sorrir' ajuda no bem-estar mental de crianças com fissura labiopalatina

Foto: Reprodução

Livro '9 Razões para Sorrir' ajuda no bem-estar mental de crianças com fissura labiopalatina
Para promover a arte como parte do bem-estar mental e social das crianças, a instituição filantrópica internacional Smile Train lançou "9 Razões para Sorrir: Livro de Atividades Divertidas para a Família". Pacientes com fissura labiopalatina têm dificuldades para respirar, comer e falar – o que os pode levar a ter problemas relacionados à autoestima, bullying, crises de ansiedade. Diante disso, a instituição resolveu criar ferramentas e ampliar programas de tratamento multidisciplinar.

Leia mais:
Cabeleireiro vende banofe e tortinhas de limão de pote para fugir da crise

Dessa vez, direcionado para a área de Psicologia, o livro chega como uma ferramenta elaborada justamente para trabalhar a saúde mental e a felicidade dos pacientes e familiares afetados pela fissura.

De forma lúdica, leve e divertida, o livro apresenta nove projetos - artes, artesanato e jogos - que podem ser realizados individualmente ou com a família. O livro é envolvente e ajuda às crianças a explorar suas emoções, relacionamentos e proporcionar momentos de interação familiar.
 
As nove atividades propostas usam materiais simples, facilmente encontrados em casa. Além disso, o livro está disponível em formato digital (não é necessário imprimir para realizar as atividades) e pode ser usado em casa com ou sem acompanhamento de um profissional de psicologia. Tudo foi pensado para que ninguém fique de fora.
  
Embora o livro de atividades tenha sido desenvolvido pensando em crianças com fissuras, é perfeitamente aplicável para qualquer criança. O lançamento global on-line do livro ocorreu em 21 de julho e incluiu convidados especiais, como Isabelle Wachsmuth, da Organização Mundial da Saúde, que falou sobre a relação entre arte e saúde mental.
 
No domingo, dia 26 de julho às 16h será realizada uma LIVE, transmitida no facebook.com/smiletrainbrasil, na qual membros da Smile Train, mães de crianças afetadas pela fissura e profissionais médicos de renome falarão sobre os desafios relacionados à autoestima enfrentada por crianças com fissuras e como o livro pode ajudar no tratamento.
 
Com moderação do ator, produtor e embaixador da Smile Train Eduardo Bodstein, participam da live:
 
- Mariane Manfredini Goes - Diretora para América do Sul da Smile Train
- Mariani Ribas - Psicóloga do centro médico parceiro Smile Train HRAC-USP Centrinho Bauru.
- Raquel Alves - escritora/escritora, nascida com fissura labiopalatina e a quem seu pai, Rubem Alves, dedicou o livro “Como nasceu a alegria”.
- Prof. Dr. Cristiano Tonello - Cirurgião craniofacial e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil.
- Dr. Álvaro Sá - Cirurgião plástico e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil.
- Daniela e Tarantini - Pais de Benjamin, que nasceu com fissura labiopalatina e administradores do perfil @fissuradospelobenjamin no Instagram.
- Patrícia - Mãe do Lucas, nascido com fissura labiopalatina e que faz parte do Coral Smile Train.
- Camila - Nasceu com fissura labiopalatina e hoje é jornalista, redatora e administradora do perfil @fissuradapelavida no Instagram.
 
Serviço
9 Razões para Sorrir
26 de Julho, domingo
16h00
facebook.com/smiletrainbrasil
 
Livro de atividades
9 Razões para Sorrir - Livro de Atividades Divertidas para a Família
Disponível para download em:
smiletrain.org/sites/default/files/Portuguese_Activity_Booklet.pdf
 
 
Sobre a Smile Train
A Smile Train empodera profissionais de saúde locais com treinamento, financiamento e recursos para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo. Promovemos uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo a capacidade de comer, respirar, falar e finalmente prosperar.

Para saber mais sobre a abordagem sustentável da Smile Train e como as doações têm um impacto imediato e a longo prazo no Brasil, visite smiletrainbrasil.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet