Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

arte na rua

Cuiabá recebe parte de exposição de arte em outdoors na próxima semana

Foto: Pedro Tebyriça / Itaú Cultural

Intervenção de Ricardo Basbaum em 1985

Intervenção de Ricardo Basbaum em 1985

Cuiabá será uma das cidades do Brasil a receber a mostra ‘No Calor da Hora’, realizada pelo projeto M.A.P.A. - Modos de Ação para Propagar Arte. A partir da próxima segunda-feira (31), uma obra do artista plástico Ricardo Basbaum será exposta em um outdoor na Avenida Miguel Sutil e Rua dos Miosótis. Ela ficará até o dia 13 de setembro.

Leia também:
Produtor de Cuiabá usa o isolamento para fazer viagem introspectiva e apresenta novo EP inspirado em Chapada dos Guimarães

De acordo com a assessoria, o objetivo do projeto é levar arte para o espaço público e provocar reflexões, por meio da arte, acerca do caos político e social. Cada artista, a partir de sua própria prática poética, vai apresentar um trabalho que problematize as questões urgentes do presente. Um dos fios condutores para o convite foi a diversidade.

"Procuramos contemplar a pluralidade da arte contemporânea em produções que abordam, em grande parte, questões ligadas à temas fundamentais do presente. Pensando que o espaço público é também, por excelência o local da diversidade, das divergências e do debate." afirma Patricia Wagner, curadora do projeto. 

A ideia veio, também, da atual impossibilidade de manifestações coletivas em espaços públicos e a vontade de deixar a arte acessível a um público mais amplo. "Nossos projetos sempre foram pensados para inserir a arte no cotidiano, tornando possível que ela penetre a vida das pessoas de maneiras diferentes. Mas havia um desejo antigo de trabalhar em uma escala maior e mais plural, acessar diferentes públicos" diz Camilla Barella, sócia da VIVA Projects ao lado de Cecília Tanure e uma das idealizadoras e organizadoras da mostra. "Muitas questões acerca das nossas responsabilidades civis são discutidas por meio da arte, mas muitas vezes em ambientes de acesso restrito, seja por questões geográficas, alcance intelectual ou poderio econômico", completa a curadora.
 
A lista de artistas conta com André Komatsu, Aline Mota, Anna Costa e Silva, Anna Maria Maiolino, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, avaf, Dalton Paula, Gê Viana, João Pinheiro, Karim Ainouz, Leonora de Barros, Paulo Bruscky, Paulo Nazareth, Ricardo Basbaum, Romy Pocztaruk, Santídio Pereira, Sonia Gomes, Traplev, Thiago Honório, Vera Chaves Barcellos.  

A mostra será dividida em 4 ciclos, começando em 6 cidades, exibidas em conjunto durante 15 dias, até completar o total de 27 cidades. Simultaneamente à exibição nos outdoors, as obras também serão incorporadas à plataforma virtual do projeto que pode ser acessado para mais informações: www.vivaprojects.org/mapa. Em caráter de exceção, devido a Lei Cidade Limpa, em São Paulo a obra será exposta no munícipio do Osasco.

Serviço

Primeira edição: No Calor da Hora 
Data: De 31/08/2020 a 25/10/2020
Ciclo 1 (de 31/08 a 13/09): Rio Branco / Curitiba / Vitória / Salvador / Cuiabá / Brasília
Ciclo 2 (de 14/09 a 27/09): Manaus / Goiânia / São Luís / Fortaleza / Belo Horizonte / Belém / João Pessoa
Ciclo 3 (de 28/09 a 11/10): Recife / Teresina / Rio de Janeiro / Natal / Maceió / Porto Alegre / Campo Grande
Ciclo 4 (de 12/10 a 25/10) Porto Velho / Boa Vista / Florianópolis / Osasco / Aracajú / Palmas / Macapá
Site: www.vivaprojects.org/mapa
Instagram: @Viva Projects 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet