Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

LE FARINE

Com foco na gastronomia funcional, restaurante quer reunir 'tribos' alimentares e combater o mito do saudável ser ruim

Foto: Le Farine

Com foco na gastronomia funcional, restaurante quer reunir 'tribos' alimentares e combater o mito do saudável ser ruim
"Um local para reunir as mais diversas 'tribos' e para cada indivíduo viver suas escolhas alimentares com muito prazer". Assim os empresários Joice Mendes e Willian Moraes, ambos de 37 anos, gostam de definir o Le Farine Restaurante e Café, que abre as portas em novembro, em um dos bairros mais charmosos de Cuiabá, o Santa Rosa. Segundo eles, o local que terá foco na gastronomia funcional, surge para desmistificar a ideia de que restrições alimentares não combinam com confraternizações e com o comer fora de casa ou, ainda, que a alimentação saudável não pode ser ao mesmo tempo gostosa e prazerosa.

Leia mais:
Como montar uma hamburgueria delivery?

Os empresários revelam que na cozinha do Le Farine todos os alimentos são pensados em sua funcionalidade no organismo, mas também contemplando os produtos convencionais. A ideia é atender da mesma forma um grupo eclético que vai dos sensíveis ao glúten ou à lactose, bem como oferecer opções plant based, até os que não seguem dietas específicas e que só desejam comer e beber algo gostoso. 

Joice, que é intolerante às duas substâncias (glúten e lactose), reforça que o restaurante não se enquadra como um local de atendimento aos alérgicos ou celíacos, uma vez que nos casos desses indivíduos, a contaminação do alimento que pode ocorrer inclusive pelo ar, pode ser extremamente danosa à saúde deles.

"Vivemos longe dos grandes centros e para que a contaminação do alimento com o glúten ocorra basta que seja transportado de forma errada ou que depois de pronto, alguém manipule algo com glúten no mesmo ambiente, da mesma forma o leite. Por isso, devido à contaminação cruzada em nossa cozinha, tivemos o cuidado de não nos identificar como um restaurante para alérgicos e celíacos. Porém, nada impede que os portadores desse tipo de patologias frequentem o local e leve consigo o seu aparelho de aferição de glúten (Nima), para testar o grau de contaminação antes de consumir qualquer prato", explica a empresária.

A empresária revela que no Le Farine será possível comer boas refeições que se enquadram nos mais variados conceitos, dietas e escolhas alimentares, com muito sabor. "Se você é vegetariano, vai encontrar excelentes pratos de origem vegetal ou plant based como são conhecidos, se é carnívoro, ovolactovegetariano, também. Se você faz uma dieta low carb, por exemplo, terá opções de pães, bolos funcionais e pratos com essa pegada da cozinha tradicional, como por exemplo, sanduíche de Parma no pão italiano e o risoto. Tudo muito gostoso e sem cara de dieta ou de alimentos restritivos”, conta. 

“Mas se você é da turma dos que comem tudo, encontrará uma infinidade de sabores para experimentar no nosso menu. Imagina só poder reunir numa mesa para o almoço ou em um happy hour amigos da mesma turma que possuem restrição ao glúten ou a lactose, que estejam seguindo uma dieta low carb, alguém que come de tudo e um vegano, por exemplo, e todos poderem comer coisas gostosas? Eu chamo isso de liberdade", finaliza.

Além de oferecer aos clientes uma alimentação saudável com muito prazer, o Le Farine terá em seu cardápio drinks alcoólicos variados, cerveja e shots funcionais a base de especiarias como cúrcuma, gengibre, pimentas, dentre outros ingredientes. Sobre a cerveja, paixão nacional e de quem vive em uma terra quente como Cuiabá, a Casa fechou uma parceria com a Cervejaria Louvada que desenvolveu especialmente para o Le Farine uma cerveja Low Carb e para os sensíveis ao glúten (menor de 20ppm) e com apenas 3,3% de teor alcoólico.

"Criamos um local de integração para pessoas que gostam de comer e beber bem, de forma saudável (ou não, e está tudo bem). Chamo isso de liberdade de escolha. O nosso conceito é que todos se sintam abraçados, acolhidos, por uma culinária pensada para entender as necessidades de cada um, como indivíduo único que é", relatam os empresários.

O Le Farine terá também um espaço para pequenos eventos, com entrada independente do restaurante, que entre área interna e externa comporta até 70 pessoas de forma confortável. Além disso, o local contará com cursos de educação e produção de produtos funcionais.

Conceito Sustentável

O conceito de bem-estar e cuidado do Le Farine foi pensado como toda uma cadeia de sustentabilidade. No local, todo o material descartável utilizado será biodegradável, tais como copos para bebidas quentes produzidos à base de fibra de bambu, copos para bebidas geladas feitos de amido de milho, canudos biodegradáveis, toalhas de mão recicladas, feitas do papel encontrado nas embalagens tetra pak, dentre outros itens.

"Aqui, muitos utensílios que vão à mesa e peças de decoração foram comprados de artesãos locais. Verduras e legumes também virão de pequenos produtores, assim fazemos a economia e a cadeia de sustentabilidade girar. Como engenheira florestal por formação, me preocupar com um ambiente harmônico e sustentável como um todo é o meu legado", explica Joice.

Pet Friendly

Para os amantes de Pets e que não abrem mão de bons momentos com seus 'melhores amigos' de quatro patas, o Le Farine terá um espaço Pet Friendly para que os clientes possam ficar com seus pets enquanto fazem suas refeições.

Serviço

O Le Farine Café está localizado no Bairro Santa Rosa, Avenida Antártica, 432, com espaço kids ao ar livre. Mais informações: (65) 9 9226-2627 e 2127-0776. Visite também no Instagram: @lefarinecafe.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet