Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

MONUNMENTO HISTÓRICO

Secretaria da Cultura entrega revitalização do Beco do Candeeiro em janeiro

Foto: Davi Valle

Secretaria da Cultura entrega revitalização do Beco do Candeeiro em janeiro
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Cuiabá entrega em janeiro a revitalização do Beco do Candeeiro. Durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, a pasta já restaurou mais de 10 equipamentos históricos.

Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá planeja exposição de obras selecionadas em editais emergenciais para cultura

O local foi totalmente restaurado, visando chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos que ainda estão no espaço. A calçada foi rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram colocados com iluminação moderna.

A pasta fez a restauração e/ou revitalização dos equipamentos históricos do Centro de Cuiabá, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Cidades Históricas, em 2019. Foram restaurados o entorno do Casarão do Beco Alto, praça Senhor dos Passos, praça Largo Feirinha da Mandioca, praça Caetano Albuquerque, praça Dr. Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, chafariz do Mundéu, Obelisco da praça Luis de Albuquerque, estátua de Maria Taquara e primeira etapa de restauração da Casa de Bem-bem.

Outros três projetos aguardam aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a continuação de obras de restauração: Casa Procon, Igreja Senhor dos Passos e Casarão da Funai.

Ainda na Pasta de Cultura, o segmento de Patrimônio Histórico possui cadeira fixa no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá, para colaborar e fiscalizar ações da gestão para o setor. O segmento aprovou 15 projetos culturais em edital de Fomento, financiado pela Lei Federal Aldir Blanc, coordenado pela Pasta e pelo Conselho.

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria de Fazenda trabalham na elaboração de um plano para atrair empresas para o Centro Histórico, oferecendo incentivos fiscais para a permanência e ocupação da região, inclusive com funcionamento noturno.

Já a Secretaria da Gestão, por exemplo, comanda o estudo de viabilidade para revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. O levantamento deve contar com informações técnicas, econômicas, financeiras e jurídicas que apontem para a viabilidade de execução dos projetos. O resultado também mostrará se há possibilidade para criação de uma parceria público-privada (PPP) para o desenvolvimento das obras.

Visando colaborar com a segurança pública, visto que não é função do Município atuar nesse sentido, a Empresa Cuiabana Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) tem trocado as lâmpadas amarelas da cidade pela versão LED na cor branca, que garantem maior luminosidade nas ruas da Capital no período da noite.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet