Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Mesa da Boemia

Emanuel inaugura monumento com figuras históricas de Cuiabá na esquina do Choppão; veja fotos

Foto: Luiz Alves

Emanuel inaugura monumento com figuras históricas de Cuiabá na esquina do Choppão; veja fotos
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) inaugurou, de forma simbólica, nesta segunda-feira (25), o monumento Mesa da Intelectualidade Cuiabana, popularmente chamada de Mesa da Boemia, que homenageia figuras históricas de Cuiabá, na esquina do Restaurante do Chopão. A obra, feita pelos artistas Fred Fogaça e Jânio Borges, homenageia Zelito Bicudo, Ditinho Cigano, Ramis Bucair, Silva Freire e Renato Arruda Pimenta.

Leia mais:
Emanuel promete entregar réplica de Dias-Pino e homenagem a Sodré no aniversário de Cuiabá

“Foram mais de 90 dias trabalhando de forma intensa para conseguir fazer o movimento da peça, a gesticulação, para mostrar uma peça viva. Precisávamos passar para o público essa sensação de que os personagens estão à vontade, conversando de forma descontraída. Não podíamos fazer algo estático. Para isso, tivemos que estudar todas as manias de cada um, a gesticulação, as expressões”, explicou Fred Fogaça.

Para o chefe do executivo, a homenagem se estende às milhares de pessoas e famílias que perpetuaram e imortalizaram o modo de ser intenso, boêmio, alegre e mais irreverente do Brasil, que é o ser cuiabano. 

“Claro que seria impossível colocar nesse monumento todos os grandes nomes que passaram por nossa cidade. Em uma época em que não existia internet, não existia Google, esses e outros desbravadores do conhecimento ajudavam a construir essa belíssima cidade que temos hoje. Como dizia Alves de Oliveira: a cidade vive dos que vivem nela. Então, o que seria de nós sem a presença marcante de todas essas pessoas”, pontuou.

A inauguração da Mesa da Intelectualidade Cuiabana também foi acompanhada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, pelo diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub), Vanderlúcio Rodrigues, e pelo diretor-técnico da Limpurb, Anderson Matos.

“É uma tradição histórica de Cuiabá, mas especialmente nas décadas passadas, esses grandes cidadãos comuns se uniam a grandes intelectuais e escolhiam pontos da nossa cidade para debater política, economia, acontecimentos de todas as áreas. Essas pessoas eternizaram a glamorosa noite cuiabana, a melhor vida noturna do país. Para que isso também seja eternizado nos corações dos cuiabanos estamos prestando essa homenagem, na figura desses cincos personagens”, explica o prefeito.

Os homenageados

Renato Arruda Pimenta
Jurista, criminalista e professor de Direito Constitucional, foi gerente do Banco da Amazônia e maior advogado criminalista da sua época. Faleceu em 18 de março de 1991, aos 70 anos, deixando sua marca na história de Cuiabá. 

José Paes Bicudo
Nasceu em 1922, advogado, professor, procurador de Justiça, compositor, poeta e escritor. Incitava o amor, a criatividade em todas as formas e acreditava que abrir as portas para novos universos não só era possível, mas necessário.  Faleceu em 2000, deixando canções em Cuiabá, cidade que tanto amou. 

Ramis Bucair
Nasceu em 13 de junho de 1933. Engenheiro e membro do Instituto de Arqueologia Brasileiro e é considerado por muitos estudiosos como o sucessor de Marechal Rondon. Refez a linha telegráfica de Barra do Bugres a Vilhena (RO). Descobridor de centenas de caverna em Mato Grosso, um dos maiores agrimensores do Brasil. Faleceu em 20 de dezembro de 2011, deixando um legado a todos que com ele conviviam e conheciam sua história. 

Benedito Moreira de Moura (Ditinho Cigano)
Cuiabano, nasceu em abril de 1946, e criado no tradicional bairro do Porto. Foi corretor de imóveis pioneiro em Cuiabá e pai de três filhos. Apaixonado por Cuiabá e boêmio de carteirinha e faleceu em março de 2015.  

Benedito Santana da Silva Freire (Silva Freire)
Nasceu em 20 de setembro de 1928, em Porto de Fora, vila próxima ao Distrito de Mimoso e de Santo Antônio de Leverger. Foi um brilhante advogado, professor e um dos mais conceituados poetas mato-grossense. Faleceu em 11 de agosto de 1991, deixando um legado de amor pela Capital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet