Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

'Um Levante da Cuiabana'

Livro-reportagem detalha eleições de 2004 em Cuiabá e traz entrevista inédita com Dante de Oliveira

Foto: Reprodução/Divulgação

Livro-reportagem detalha eleições de 2004 em Cuiabá e traz entrevista inédita com Dante de Oliveira
O livro-reportagem “Um Levante da Cuiabana - Eleições 2004”, do jornalista João Batista da Silva Negrão, detalha a disputa entre Wilson Santos (PSDB) e o adversário petista Alexandre Cesar. A obra, que será lançada no próximo dia 6 de fevereiro, conta também com uma entrevista inédita do ex-governador Dante de Oliveira, que faleceu em julho de 2006.

Leia mais:
Concurso premia 12 escritores e artistas visuais de MT por obras distópicas; veja como participar

“Em uma eleição que já estava praticamente perdida, a derrota só não se consumou devido a uma surpreendente reviravolta, em que o vencedor, com apenas outros dez dias, virou o jogo espetacularmente. A razão disso: a exploração do sentimento da cuiabania, expressão que identifica a paixão do cuiabano com sua terra, sua gente e seus valores. Ao identificar nos adversários, quase ao final ‘do segundo tempo’, que políticos alienígenas e oportunistas queriam conquistar o poder da cidade com pouca ou sem nenhuma identificação com ela, os cuiabanos, movidos pelo sentimento da cuiabania, promoveram um verdadeiro levante”, pontua João Negrão.

Editado sob o selo Edições Mutirum, o livro traz uma inédita entrevista com o ex-governador Dante de Oliveira. Nela, Dante responde sobre, entre outros assuntos, o fato da campanha de Wilson Santos tê-lo “escondido” para não prejudicar os ataques dos adversários. Fala também sobre os revezes de seu governo, das denúncias de envolvimento com o crime organizado e sobre os erros das alianças do PSDB em 2002.

As “orelhas” e contracapa do livro são assinadas por três dos principais analistas e cronistas da política mato-grossense, em especial cuiabana: Onofre Ribeiro, Eduardo Mahon e Alfredo da Mota Menezes.

“A eleição de 2004 em que o Wilson se candidatou à prefeitura de Cuiabá, foi uma utopia. Tinha um ambiente político muito agressivo em relação a ele, porque a chegada do governador Blairo Maggi ao poder dava uma cara nova à política de Mato Grosso, substituindo todo o establishment  anterior. E de repente, dentro de Cuiabá, que é o núcleo da cuiabania, aparece o Wilson com uma candidatura, meio avulsa, e utópica, tinha tudo para matar de vez a cuiabania ou para salvá-la de um afogamento”, escreve Onofre.

“Uma Levante Cuiabania - Eleições 2004” será lançado no dia 6 de fevereiro, na Livraria Janina, do Pantanal Shopping. O lançamento está programado para ser realizado às 19h. Contato: (61) 99121-8651.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet