Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

GRATUITO

Produtor lança curso profissionalizante de roadie para atuar em shows e espetáculos

Foto: Reprodução

Produtor lança curso profissionalizante de roadie para atuar em shows e espetáculos
O produtor de eventos e diretor de palco, Rodrigo Canto, lançou um curso profissionalizante de roadie para atuar em shows e espetáculos. O curso Roadie na Prática visa suprir a ausência de formação e capacitação para este tipo de profissional no mercado de entretenimento mato-grossense.

Leia mais:
Flor do Atalaia oferece oficinas de siriri mirim e rasqueado de graça

“Acredito que a oportunidade de aprender um novo ofício e de inserção no mercado artístico devem motivar as inscrições, especialmente porque haverá emissão de certificado”, avalia Canto, que atua como roadie desde 2007. A seu lado estão outros importantes profissionais do segmento da música mato-grossense, como Igor Carvalho, Marcus Facchini e Arthur Fulep.

Segundo o idealizador do projeto, este será um curso completo, envolvendo prática e teoria. “Os alunos vão aprender de conceitos básicos da produção de palco aos conhecimentos mais específicos, como auxílio técnico para instrumentistas de cordas ou de percussão, por exemplo”.

O curso abordará também, questões práticas de palco, equipamentos, energia e signal flow, ou fluxo de sinal de áudio. Também serão abordadas questões conceituais da profissão como boas práticas de relacionamento e a responsabilidade do profissional em seu trabalho. 
 
“E por fim, no encerramento do curso os alunos poderão testar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos módulos, pois haverá uma aula prática de palco, na qual vão ocorrer três shows de bandas convidadas com transmissão ao vivo pelos canais do projeto no YouTube e transmissão simultânea via página do Facebook”, adianta Canto. 
 
Sendo assim, na fase final, os alunos participarão da produção técnica, da montagem dos equipamentos do palco e artistas/bandas ao processo de desmontagem completa, atendendo todos os requisitos de um show profissional, dentro das normas de segurança e com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. 
 
“Depois do curso, os alunos poderão atuar em estúdios, bares, casas noturnas, teatros, locadoras, empresas de sonorização e até mesmo para ser conquistar um contrato permanente com bandas e artistas”.
 
O projeto Roadie na Prática foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer em parceria com Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Conta ainda com apoio cultural da Megasom, União Backstage Brasil, Sinpol MT, Solução Para Eventos, Mob Redes Sociais e Estúdio Moby Dick.  

As inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro no site. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos. Já as oficinas serão realizadas entre os dias 17 e 19 de março, nas dependências do Sindicato dos Investigadores de Polícia de Mato Grosso (Sinpol-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet