O projeto “Galeria Digital de Artesanato Cuiabano” está comercializando peças de cerâmicas produzidas pela pela comunidade ribeirinha do São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, com o objetivo de dar visibilidade para esses artesãos. Os produtos são comercializados a partir de R$ 29.
Leia também:
Comunidade indígena de MT lança site para vender biojoias e acessórios
O lançamento do site tem como objetivo diminuir as dificuldades econômicas e de expressão cultural diante das restrições que a pandemia do novo coronavírus impôs à comunidade. A produção de cerâmica utilitária, que já sofria com dificuldades inerentes, se vê ainda mais fragilizada, restando poucos artesãos dando continuidade à essa arte de quase 300 anos.
Além das mostras e comercialização dos projetos, uma oficina de cerâmica online está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (26), com retirada de material gratuito na Galeria Origens, localizada na Rua Cursino Amarante, 1150, Duque de Caxias. Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato com o número (65) 99299-1565.
Todas as peças produzidas para o projeto estão expostas em um
site,
Instagram e na Galeria Origens. A visitação é totalmente gratuita de segunda à sexta, das 08h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. O projeto conta com financiamento da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá.