Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Exposição

Inscrições para próxima edição do Salão Jovem Arte devem ser abertas em julho

Foto: Reprodução

Inscrições para próxima edição do Salão Jovem Arte devem ser abertas em julho
A publicação do edital e as inscrições para a 26ª edição do Salão Jovem Arte estão programadas para o próximo dia primeiro de julho. Após ser selecionado pelo edital de chamamento público, o Instituto Kurâdomôdo ficou definido como responsável pela gestão e produção da exposição. O investimento do Estado é de R$ 350 mil.

Leia também: 
Após ajuste, editais do Governo passam a beneficiar mais projetos

A instituição é uma organização da sociedade civil (OSC) com 17 anos de estrada e vai gerir e produzir o 26º Salão Jovem Arte, juntamente com o Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM). O arquiteto Jeff Keese faz parte da equipe e é o responsável pela coordenação de montagem e expografia do evento, que nesse ano será realizado em três locais diferentes.

O processo seletivo para escolher a instituição responsável pela exposição teve início em 2020, mas devido a pandemia do novo coronavírus só pôde ser encerrado no início de 2021.

Para garantir a natureza e a qualidade da nova edição, a Secel definiu valores das premiações principal e por categoria, e demais procedimentos obrigatórios, como curadoria, ajuda de custo para deslocamento das obras selecionadas, registro e homenagem in memorian.  Também está prevista a criação de uma comissão de monitoramento e avaliação do evento cultural.

Realizado pela última vez em 2016, o Salão Jovem Arte tem como objetivo reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais e conceder prêmios aos conjuntos de obras dos participantes. O evento também ajuda a disseminar a arte e incentivar a criação de públicos, além de consolidar, estimular e divulgar talentos. 

As edições anteriores foram importantes para divulgar nomes até hoje conceituados nas artes plásticas regionais e nacionais como Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta, Jonas Barros, Vitória Basaia, Regina Pena, Marcelo Velasco, Adão Domiciano, Carlos Lopes, Marcio Aurélio, dentre outros.

O 26º Salão Jovem Arte irá contemplar artistas de diferentes linguagens, premiando nas categorias naif, contemporânea, escultura, fotografia, arte digital, grafite, xilogravura, aquarela/quadrinhos, instalação/performance.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet