Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

'Corpo Espetáculo'

Projeto dá protagonismo a pessoas LGBTQIA+ de Mato Grosso com exposição virtual e documentário

Foto: ​Joicy Souza

Projeto dá protagonismo a pessoas LGBTQIA+ de Mato Grosso com exposição virtual e documentário
O projeto Corpo Espetáculo, aprovado pelo edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), dá protagonismo a 11 pessoas LGBTQIA+ que moram no estado com uma exposição virtual, documentário e blog para contar suas histórias. A exposição virtual pode ser conferida no Instagram, enquanto as histórias podem ser conferidas aqui.

Leia também:
Violinista de Cuiabá embarca para os Estados Unidos para fazer mestrado

O proponente, Ricardo Almeida, conhecido como Paçoca, explica que o Corpo Espetáculo se trata de uma abertura de espaço para que as pessoas dialoguem e absorvam as vivências de pessoas LGBTQIA+ para além do que elas são. Almeida é o responsável pela direção artística, design de figurinos e maquiagem da instalação.

“Fizemos um recorte muito pautado em pessoas transexuais, que possuem certa invisibilidade. São trans, travestis, intersexo, queers, drag queens, pessoas que não seriam objeto de diálogo em espaços elitizados. Suas fotos e seus depoimentos que se transformaram em um documentário tratam sobre vivências, trabalhos e os desafios que essas pessoas enfrentam em suas vidas”.

O Corpo Espetáculo fotografou e entrevistou a travesti preta Lupita Amorim, a drag queen Dan Close; o multiartista Pedro Scalart, que se define como uma bicha preta e afeminada; e Geo Rodrigues que é uma pessoa trans não-binária. De Rondonópolis, participaram Abayomi Jamila, pessoa não-binária; Adriana Liário, mulher trans; Majur, indígena que é a primeira mulher trans a se tornar cacique em Mato Grosso; e Nicolas de Jesus, que é homem trans e que expressa nas artes sua visão sobre a vida.

O projeto traz ainda Camila Lima, mulher trans que se dedica ao ativismo em nome das causas LGBTQIA+ e que produz fantasias de carnaval, trabalho em conjunto com Mayara Lima, também mulher trans; e Monique Lorrayne, mulher trans que está ganhando as redes sociais como influencer digital. Ambas são de Primavera do Leste.
Produções

O documentário “Corpo Espetáculo” está com pré-estreia marcada para o dia 14 de agosto, às 19h. Para assistir é necessário solicitar o ingresso, que é gratuito, pelo Sympla. A transmissão será pela plataforma Google Meet, e depois da primeira exibição ficará disponível no canal do projeto no Youtube.

As fotos retratam por meio dos figurinos e da maquiagem um pouco da forma como elas se expressam, seja como multiartistas, estudantes, ativistas, e como pessoas que sonham com dignidade e respeito. As modelos que participaram do projeto são de Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Espetáculo também está ofertando uma oficina de pintura intuitiva que apresentará técnicas de pinturas em diferentes objetos, espaços ou corpos. Serão duas turmas, a primeira nos dias 06 e 07 de agosto, e a segunda nos dias 20 e 21 de agosto. A oficina é online com transmissão pela plataforma Google Meet. A inscrição é gratuita e está disponível.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet