Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

'Maria Constrói o Mundo'

Livro inspirado na pedagogia Montessori será lançado em Cuiabá

Foto: Reprodução

Livro inspirado na pedagogia Montessori será lançado em Cuiabá
“Maria Constrói o Mundo”, inspirado no legado da pedagoga Maria Montessori, será lançado em Cuiabá na próxima terça-feira (31). O evento de lançamento está marcado para às 18h, no Sesc Arsenal, sendo gratuito e aberto à comunidade. A publicação foi contemplada no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Leia também:
Beco do Candeeiro recebe circo, duelo de MCs e espetáculo de dança

“‘Maria constrói o mundo’ tem uma linguagem simples para crianças em fase de alfabetização. A personagem Maria revela um pouco de toda criança, aliás, dedico este livro a elas, que aprendem e observam o mundo amando e não com indiferença”, destaca Paula Naves, produtora cultural e educadora por trás do livro.

Além da ludicidade, a obra tem como objetivo apresentar o método Montessori e dialogar sobre a necessidade de diversidade na prática e cultura educativa ofertada à criança. A narrativa busca suprir a carência dentre as práticas nos ambientes educativos, buscando demonstrar que a criança pode interagir em sua aprendizagem, movimentando-se, explorando e inventando.

De acordo com Paula Naves, diante do atual cenário, com fechamento das escolas devido à pandemia, é mais que necessário rever a cultura educacional. “Faz-se necessário a inclusão da pedagogia ativa como parte do processo escolar e mesmo na educação no lar. A autoeducação é parte da essência da criança, por isso, deixar a criança agir, interagindo com o mundo e os saberes é urgente”, declara a educadora.

A obra será entregue para 700 escolas da rede pública de Mato Grosso, a distribuição será realizada pela Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Escolas públicas ou privadas poderão solicitar um exemplar, oficina ou roda de conversa com a autora, por meio do contato ninhoinfantil@gmail.com ou (65) 99242-6838.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet