Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

'Suor e Melanina'

Pacha Ana assina com selo nacional, lança música no Spotify e se prepara para novo disco

Foto: Reprodução

Pacha Ana assina com selo nacional, lança música no Spotify e se prepara para novo disco
A rapper mato-grossense Pacha Ana acaba de dar um novo e importante passo em sua carreira. Pacha assinou com a produtora nacional Colmeia 22, que ficou responsável pelo novo trabalho dela, “Suor e Melanina”, previsto para o próximo dia 7 de outubro. Nesta sexta-feira (3), aliás, lançou no Spotify o single “Orgulho”, que já possui um videoclipe no YouTube.

Leia também:
Circo retoma atividades em Cuiabá após meses parado na pandemia: “só a bilheteria como renda”


Com uma perspectiva centrada no amor e afeto da comunidade negra, lgbtqi+ e periférica, o novo trabalho promete salientar temas que ainda são debatidos dentro dessas comunidades de formas muito subjetivas. “Se a gente for falar sobre pessoas que eu queria atingir com o disco, a primeira pessoa que eu queria atingir era eu”, comenta a artista.

Desde o início de sua carreira ela confronta com suas letras racismo, homotransfobia e outras questões sociais. No entanto, dessa vez, Pacha faz também uma viagem interna, fala dos sentimentos. “‘Suor e Melanina’ é sobre dar continuidade sobre o que a gente já fazia e perdeu no meio do caminho. Quando falo isso, também falo pra mim, não me tirar dessa, eu me coloco nessa perda”, descreve.

O que pouco se diz é que muito do direito de amar e “sentir” foi também tirado do povo preto. Por isso, reforça que é importante falar do que vai além das dores, tudo que também se definia antes do processo de colonização, que é a identidade e tudo que faz parte dela, como os afetos. 

A criação do projeto, que teve início em 2019, veio da inspiração da artista para se renovar, sair da zona combatente da militância, de denúncia e afrontamento, e partir para novas formas de discutir sobre a comunidade negra e suas subjetividades. 

No primeiro momento a ideia foi discutida com Eazy CDA, diretor de voz e responsável pela gravação do disco. “Quando eu comecei a escrever o disco inteiro, pensar no disco inteiro, eu estava em BH, na casa do Eazy passando uns dias lá e eu falei ‘Quero escrever um disco todo de love song, e aí ficamos naquela de será, não será?! Entendi que dava muito certo, que eu tinha muito feeling pra isso, acho que é isso, que além de militar eu também posso falar de amor, também posso falar de afeto. Foi daí que saiu a ideia de ‘Suor e Melanina’”.

Quando questionado sobre o processo de criação do EP, Eazy fala sobre a imersão e identificação que teve com o projeto. “Muito intenso, essa é a palavra. Automaticamente, quando você escuta as músicas, você se sente pertencendo ao momento”, relata o produtor.

Sobre o nome do disco, a artista destaca a dualidade, do suor e melanina que se misturam em relações afetivas afro centradas, e do suor dela, mulher preta, ao apresentar mais um trabalho ao público.

Já na produção da identidade visual, Ahgave e Maria Reis, em parceria com Pacha Ana, foram os responsáveis por toda criação, incluindo a capa do disco e produção de figurinos e stylist da cantora. O conceito visual do EP foi ligado diretamente a intenção da artista, de reformulação e reconhecimento para a comunidade negra, onde a diáspora é uma realidade em que o povo preto necessita acolher sua história, seu afeto e sua origem. 

Com tons terrosos e elementos nudes, que remetem às estações do ano, ligadas principalmente ao inverno e outono, o figurino da artista remete a troca de pele, como um processo de se fazer novamente. “Assim como as folhas caem no inverno, assim como as raízes secam, entramos na subjetividade do inverno, das estações, porque morte também é renascimento, e dentro desse conceito de renascimento, também buscar a ancestralidade através do sankofa ‘volte, retorne e pegue”, comenta Ahgave.

O disco teve sua produção assinada pelo beatmaker e produtor Vibox, de São Paulo, com referências no R&B nacional e internacional, com mixagem de Eazy CDA e masterização do produtor DJ Spider, do studio ProBeats, ambos de Belo Horizonte. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet