Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

'Beatriz Vira-Folhas'

Gravado em Cuiabá e Chapada, filme encerra gravações e gera cerca de 200 empregos

Foto: Reprodução

Gravado em Cuiabá e Chapada, filme encerra gravações e gera cerca de 200 empregos
Gravado em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, “Beatriz Vira-Folhas”, da diretora e roteirista Samantha Col Debella, encerrou suas gravações nesta segunda-feira (1º). Trazendo a história de Beatriz e sua descoberta pela leitura, o longa-metragem é uma realização da Molêra Filmes e da Cafeína Conteúdos e envolve 200 empregos diretos e indiretos. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Leia também:
Conselho Estadual de Cultura de MT abre inscrições para eleger novos representantes

As gravações do filme iniciaram no dia 4 de outubro em Cuiabá. Grande parte das cenas do filme foi gravada durante 10 dias na cidade de Chapada dos Guimarães. Os processos de pré-produção, produção e pós-produção, montagem e finalização serão realizados num período de oito meses. 

A produtora executiva do longa-metragem, Bárbara Varela conta que a escolha de gravar boa parte das cenas na Chapada se deve ao fato de que a história de Beatriz retrata a mudança da capital para uma pequena cidade do interior, “por isso era necessário gravar numa cidadezinha, um cenário que encontramos em Chapada dos Guimarães. Algumas cenas foram gravadas na praça e em imóveis públicos, como a Câmara Municipal. A fachada da escola foi montada ao lado da Igreja Nossa Senhora de Santana”. 

Bárbara explica que o longa-metragem é um projeto de poucos recursos e por isso exigiu muito planejamento e otimização. “Foi um grande aprendizado para a produção. Ainda assim conseguimos gerar empregos e movimentar a economia local”, disse. 

O diretor de fotografia, Marcelo Biss, lembra que “Beatriz” se passa na década de 80 e por isso “a fotografia é muito colorida''. Com a direção da Samantha o filme é suave, determinado, inteligente, como ela”. Biss reforça que foi preciso estudar algumas referências de filmes infantis e no final “realizamos uma obra que tem a nossa cara”, explicou.

Marcelo ainda contou que 80% da equipe de produção e direção do longa-metragem é feminina e jovem. “Foi um prazer trabalhar com pessoas que demonstraram muita competência e simplicidade, fazendo com que o set de filmagens tivesse muita harmonia”, finalizou.

História

O filme conta a história de Beatriz (Bea), uma menina de 10 anos que se muda com a família da capital para uma pequena cidade do interior, Aventino, quase no final do ano letivo. Contrariada com a mudança e determinada a não fazer amigos na nova escola, Bea encontra num concurso municipal a possibilidade de viajar para a capital e reencontrar sua melhor amiga, Clara.

O problema é que a única vaga disponível é na modalidade leitura e redação, e ela detesta ler, mas com o apoio do avô que tem com Alzheimer, com quem ela mora junto dos pais, resolve tentar e vai precisar fazer peripécias para concluir a inscrição. Nessa trajetória, Bea vai descobrir os livros e a magia das histórias pelas mãos da severa bibliotecária, Irmã Lourdes, uma freira de 75 anos a quem Bea vai ter que enfrentar para provar todo o poder da sua imaginação. 

“Dizem que todas as histórias têm um quê de biográficas porque o autor sempre coloca um pouco de si nos personagens e no mundo ficcional que constrói para os livros e filmes. Beatriz Vira-Folhas é uma prova de que isso funciona, pelo menos comigo. Aprendi a ler aos três anos de idade num processo de osmose, já que minha mãe, professora, dava aula particulares em casa e sempre me deixava por perto”, relata Samantha Col Debella. 

Os principais personagens do filme são: Bea, vivida pela atriz Ana Bárbara Barreto Dalcin; Clara, melhor amiga de Bea, vivida pela atriz Brisa Soto; Avô Alberto, interpretado pelo ator Edilton Ramos; o pai, Beto, vivido por Romeu Benedicto; a mãe, Ana, interpretada pela atriz e preparadora de elenco, Ligia Prieto; e Irmã Lourdes, papel desempenhado pela atriz nacional Regina Sampaio. 

A diretora

Samantha Col Debella é formada em Comunicação Social pela UFMT, pós-graduada em Cinema pela UCAM-RJ e especialista em Marketing com MBA pela HSM Educação - SP. Começou a carreira em produções de documentário, dirigiu programas de televisão e foi chefe de reportagem da TV Record.

Desde 2015 é proprietária da Cafeína Conteúdos Inteligentes, empresa de consultoria em marketing e comunicação que atua também com produção audiovisual. Já rodou dois filmes curtas-metragens que foram selecionados para mais de 40 festivais no Brasil e no exterior e ganharam oito prêmios, sendo quatro de melhor filme.

Ficha Técnica

Produtora Executiva - Bárbara Varela
Assistente de Produção - Mariel de Mattos
Produção de Set – Leonardo D’Lara
Diretora - Samantha Col Debella
Assistentes de Direção - Pither Lopes e Vitória Molina
Continuísta – Karol Nascimento
Produtora de Elenco e Figurino - Ana Maria Araújo
Assistente de Elenco - Luisa Guimarães
Preparadora de Elenco - Lígia Prieto
Assistente de Figurino - Keyla Vanessa e Victoria de Melo
Maquiadora - Karla Marinho
Diretor de Arte - Raphael Henrique
Coordenadora de Arte – Isabela Sanders
Assistentes de Arte - Patrícia Carla Filoso e Laís Wrzensinski
Cenotécnico - Jorge Evaristo
Produtora de Objetos - Naiane Gonçalves e Giulia Costa
Diretor de Fotografia - Marcelo Biss
Assistentes de Câmera - Robson Alfredo, Kelven Queiroz, Tammy Otomura e João Pedro
Logger - Gabriel Varela
Maquinista - Edson/Bacana
Assistente de Maquinaria – André Santos
Eletricista - Éder Caio
Auxiliar Técnico - Jodnylson Alves
Técnico de Som - Yuri Kopcak
Assistente de Som – Maria Clara
Making of - Mellissa Rocha
Mídias Sociais - Guilherme Araújo
Elenco tem 150 profissionais - atores e figurantes)
Atores:
Ana Barbara Barreto Dalcin - Bea
Brisa Soto - Clara 
Ligia Prieto - Ana (mãe de Bea)
Romeu Benedicto - Beto (pai de Bea)
Edilton Ramos - Alberto (avô de Bea)
Regina Sampaio - Irmã Lurdes
Assessoria de Imprensa: Cafeína Conteúdos Inteligentes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet