Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Entrada solidária

Filme mato-grossense “Operação Ozônio” estreia nesta sexta-feira no Teatro Zulmira; veja trailer

Foto: Reprodução

Filme mato-grossense “Operação Ozônio” estreia nesta sexta-feira no Teatro Zulmira; veja trailer
O filme mato-grossense “Operação Ozônio”, de Bellamir Freire, com roteiro de Sebastião Moreira, estreia nesta sexta-feira (5), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. A entrada é solidária: dois quilos de alimentos não perecíveis.

Leia também:
'Bulixo' fomenta turismo e valoriza cultura cuiabana nas praças de Cuiabá


A película tem 57 minutos, é classificada como “para toda a família” e se passa em Mato Grosso, com cenas gravadas em Primavera do Leste, Barra do Garças, Poconé e Chapada dos Guimarães, para destacar a riqueza e beleza da flora e fauna mato-grossenses ainda existentes em 2021.

O telefilme é um convite à reflexão acerca do necessário cuidado do meio ambiente enquanto é tempo e, para isso, usa de elementos da ficção científica, muitos efeitos visuais e, por quê não?, um portal de viagem pelo tempo.

Segundo o principal roteirista, Sebastião Moreira, a história se passa em 2050, quando Jason, um físico nuclear, busca soluções para o planeta Terra, que se encontra em total devastação. Ele constrói uma máquina do tempo e sete crianças são enviadas ao passado, o ano de 2021, na esperança de corrigir algo, enquanto há tempo, e salvar o futuro do grande desequilíbrio ambiental. Nas investigações do grupo infantil, há uma vilã, Morgana, que poluía nascentes das águas por pura ganância.

O diretor Bellamir Freire, cineasta de São Paulo, veio a Mato Grosso especialmente para preparar os atores-mirins que compõem o projeto e coletar as imagens e aqui passou 20 dias. Volta à capital para o lançamento. Ele também participou da readequação do roteiro aos recursos disponíveis.

“Operação Ozônio” tem prevalência de elenco mirim, justamente porque nasceu da instituição “Primajovens”, do município de Primavera do Leste, projeto social que atende 400 crianças e adolescentes e onde Sebastião Moreira é instrutor de audiovisual, para uma turma de aproximadamente 40 estudantes. “Com esses alunos, desenvolvi um roteiro sobre desequilíbrio ambiental e decidimos buscar recursos para produzir um filme”, conta o roteirista e produtor.

Diante do desafio, o projeto se inscreveu em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), que foi contemplado e financiado com recursos da Lei Aldir Blanc.

“O Primajovens é uma ação social muito importante e ficamos muito felizes de ver um projeto tão bonito se materializar e podermos abrir as portas para esta estreia. Assim, incentivamos o trabalho dessas crianças, dessa equipe, oferecemos uma programação mato-grossense para nossa plateia e ainda incentivamos o cinema brasileiro”, comentou a diretora da Assembleia Social, gestora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

Depois da estreia no Teatro Zulmira, o filme será exibido no dia 07, no Shopping Rondon Plaza, em Rondonópolis; no dia 08, no Cine Teatro Vila Rica, em Primavera do Leste; e nos dias 09 e 10, no Anfiteatro e Cinema de Barra do Garças.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet