Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Dr. Juliano Slhessarenko

Cardiolgista explica o que são doenças vasculares associadas ao coração

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, Clínica Coração em Dia (65) 99624-1928 e Espaço Piu Vita (65) 30567800

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, Clínica Coração em Dia (65) 99624-1928 e Espaço Piu Vita (65) 30567800

As doenças cardíacas são a causa da morte número um no Brasil, mas, ao contrário de muitas doenças, não há uma idade específica para começar o rastreamento de doenças cardíacas ou vasculares.  Seu médico de atenção primária ou cardiologista pode encaminhá-lo a um especialista cardíaco ou vascular se você tiver fatores de risco para doenças cardiovasculares ou sintomas que indiquem que já podem estar presentes.
 
Aprenda os fatores de risco e como reconhecer os sintomas de problemas cardíacos e vasculares.  Se algo não parecer certo para você, converse com seu médico e não hesite em marcar uma consulta com um dos médicos cardíacos e vasculares.
 
 Ataque cardíaco
 
 Os sintomas comuns de um ataque cardíaco incluem:
  • Desconforto no peito - pressão, aperto ou dor
  • Falta de ar
  • Desconforto na parte superior do corpo - braços, ombros, pescoço e costas
  • Náusea, vômito, tontura, tontura e suor
As mulheres podem apresentar sintomas adicionais e diferentes de ataque cardíaco, incluindo:
  • Desconforto na parte inferior do tórax ou abdômen superior
  • Desmaio
  • Fadiga extrema
  • Sintomas como os da gripe
Se você acha que pode estar tendo um ataque cardíaco, ligue para o 911 imediatamente.
 
Doença vascular - a ameaça silenciosa
 
A doença vascular afeta o sistema circulatório fora do coração.  A doença vascular é muitas vezes referida como uma ameaça silenciosa, pois os sintomas da doença vascular podem ser repentinos ou podem nem sequer se manifestar.  Se você tiver algum dos fatores de risco abaixo, converse com seu médico para saber se você é candidato a um teste de rastreamento vascular.
  • Você tem mais de 70 anos?
  • Você tem mais de 50 anos de idade com histórico de diabetes ou tabagismo?
  • Você tem menos de 50 anos de idade com histórico de diabetes e outros fatores de risco, como obesidade, hipertensão ou doença arterial coronariana?
O passado da sua família pode ajudar a prever o futuro do seu coração
 
Os fatores de risco hereditários ou genéticos com os quais você nasceu não podem ser alterados.  No entanto, conhecer seu histórico familiar pode ajudá-lo a avaliar seu risco potencial de doença cardíaca ou vascular.  Você pode gerenciar os riscos por meio de intervenção médica e mudanças no estilo de vida saudável.
 
Esses fatores aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas:
  • Hipertensão hereditária (pressão alta)
  • Níveis baixos herdados de HDL (lipoproteínas de alta densidade), níveis elevados de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) ou níveis elevados de triglicerídeos
  • Uma história familiar de doença cardíaca (especialmente com início antes dos 55 anos)
  • Idade (o risco aumenta conforme você envelhece)
  • Diabetes tipo 1 e tipo 2
  • Menopausa (geralmente, os homens correm risco mais cedo do que as mulheres, mas após o início da menopausa, as mulheres correm o mesmo risco)
  • Coletar o histórico cardíaco de sua família pode ajudá-lo a determinar um curso de ação que o mantém com boa saúde.
Especialistas em coração e vasculares
 
Existem muitos especialistas envolvidos no cuidado do seu coração.  Seu médico de atenção primária pode encaminhá-lo para um dos seguintes:
 
Cirurgiões cardíacos: os cirurgiões cardíacos se especializam no tratamento de doenças relacionadas ao coração, incluindo a realização de cirurgia de revascularização, reparo e colocação de válvula e transplantes de coração.

Cardiologistas: os cardiologistas se concentram no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, incluindo distúrbios genéticos ou congênitos (presentes no nascimento)

Eletrofisiologistas: eletrofisiologistas diagnosticam e tratam problemas de ritmo cardíaco, como fibrilação atrial (AFib) e taquicardia ventricular

Cardiologistas intervencionistas: os cardiologistas intervencionistas se especializam no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas usando procedimentos realizados em laboratórios de cateterismo cardíaco, como angiografia ou colocação de stents

Cardiologistas de medicina vascular: os cardiologistas de medicina vascular se especializam no tratamento de veias e artérias fora do coração, que podem causar problemas de circulação nos braços e pernas, comumente chamados de doença vascular periférica

Cirurgiões vasculares: os cirurgiões vasculares tratam doenças nas veias e artérias fora do coração e problemas associados à má circulação
 
Doença cardiovascular
 
Doença cardiovascular (DCV) é um termo geral para condições que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. Geralmente está associada ao acúmulo de depósitos de gordura dentro das artérias (aterosclerose) e a um risco aumentado de coágulos sanguíneos. Também pode estar associado a danos nas artérias de órgãos como cérebro, coração, rins e olhos.
 
As DCV são uma das principais causas de morte e invalidez no Brasil, mas muitas vezes podem ser amplamente evitadas com um estilo de vida saudável.
 
Tipos de Doença cardiovascular (DCV)
 
Existem muitos tipos diferentes de DCV.  Quatro dos tipos principais são descritos a seguir.
 
1. Doença coronariana: a doença coronariana ocorre quando o fluxo de sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco é bloqueado ou reduzido. Causando o Infarto agudo do Miocárdio.
 
2. Acidente vascular cerebral ou transitorio (AVC ou AIT): um derrame ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido, o que pode causar danos cerebrais e possivelmente a morte.
 
Um ataque isquêmico transitório (também chamado de AIT ou "mini-derrame") é semelhante, mas o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido apenas temporariamente.
 
3. Doença arterial periférica: a doença arterial periférica ocorre quando há um bloqueio nas artérias dos membros, geralmente as pernas.
 
Isso pode causar:
  • dor incômoda ou com cãibras nas pernas, que é pior ao caminhar e melhora com o repouso
  • perda de cabelo nas pernas e pés
  • dormência ou fraqueza nas pernas
  • úlceras persistentes (feridas abertas) nos pés e nas pernas
 
4. Doença da aorta: as doenças da aorta são um grupo de condições que afetam a aorta.  Este é o maior vaso sanguíneo do corpo, que transporta sangue do coração para o resto do corpo.
 
Uma das doenças aórticas mais comuns é o aneurisma da aorta, em que a aorta fica enfraquecida e se projeta para fora. Isso geralmente não apresenta sintomas, mas há uma chance de que ele possa estourar e causar sangramento com risco de vida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet