Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Fomento do setor

Verão e vida mais saudável abrem maratona em busca do corpo desejado em academias de Cuiabá

Foto: Reprodução

Verão e vida mais saudável abrem maratona em busca do corpo desejado em academias de Cuiabá
A chegada do verão e a busca por mais saúde tem movimentado as academias de Cuiabá no início de 2022. Segundo o empresário Amir Maluf, que investe nas redes Smart Fit e Race Bootcamp, há muitos iniciantes neste começo de ano e uma boa parcela acaba se tornando fiel a uma nova rotina de atividades físicas.

Leia também:
Final de semana em Cuiabá tem DJ Rennan da Penha e mais; veja programação

“Os adeptos das atividades físicas que têm como prioridade a saúde como resultado mantem o segmento sempre em alta durante todos os meses do ano, porém muitos ‘novatos’ iniciam agora os treinos e sempre têm percentuais importantes dos que permanecem fiéis a nova rotina de atividades físicas, se comparada com os que têm dificuldades em manter a malhação ao longo do ano”, pontua o empresário.

Maluf acredita que a chegada de novas academias, além de grandes redes na região metropolitana, é um indício que a população tem procurado estas unidades em prol da saúde. Consequentemente, o setor acaba sendo fomentado com geração de empregos e renda.

“Um dos principais termômetros de que a crescente onda é pela boa saúde é a quantidade de novas academias e grandes redes instaladas na região metropolitana. Os alunos ganham em qualidade do serviço prestado, segurança e maior rendimento e custo-benefício, e o setor contribui com oferta de emprego e renda”, define Maluf.

O presidente da Associação Brasileira de Academias em Mato Grosso (Acad-MT), Celso Mitsunari, avalia que o segmento ainda pode crescer mais na região metropolitana e em outros municípios do Estado.

Entretanto, é preciso ressaltar que “mesmo que a pandemia tenha despertado o interesse em atividades físicas, o país ainda tem um alto índice de sedentarismo”, revela.  Recentemente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que de um total de 44.062 brasileiros entrevistados, 62% confirmaram que deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia. 

“Nós profissionais da saúde condenamos o sedentarismo, pois é um grande promotor de doenças,  a combinação de falta de atividade física e longas horas sentado é perfeita para o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde. Quanto mais academias forem abertas com a melhora de serviços, mais contribuição a sociedade recebe para mudar o comportamento sedentário”, responde. 

A procura mais acentuada por academias já mostra recuperação nos últimos meses, com saldo positivo na oferta de empregos em 30% e 60% em novas matrículas, segundo a Associação.

Treinos Turbinados

Nesta corrida em busca de saúde e corpo mais sarado, educadores físicos orientam na realização de treinos mais específicos para que os resultados desejados sejam alcançados. Segundo o educador físico Herbert Castanhetti, é comum as mulheres procurarem treinos “bomba” para turbinar em dois meses glúteos e pernas.

“É claro que sempre indicamos que os exercícios sejam uma rotina, mas não impede que planos emergenciais sejam adotados para quem precisa de uma resposta corporal mais rápida. Nestes casos, o acompanhamento com um bom profissional e a determinação do aluno é o que definem os resultados. E como tudo evoluiu, não é diferente com o universo fitness. Trabalhar agrupamentos musculares quatro vezes na semana com mais intensidade é uma das opções”, indica. 

A rede Smart Fit, por exemplo, sempre inova em atividades para atender esse público emergente em atividades e aqueles que consideram sagrados os exercícios rotineiros. Para quem é adepto a desafios, é recomendada a aula de Smart Cross, que é baseada em movimentos que fazemos naturalmente no dia a dia, como salto e agachamentos. Trata-se de  um treino funcional que busca trabalhar o corpo todo ao mesmo tempo,  diferente da musculação, que foca em um grupo muscular por vez.

Em circuito e intervalado, dividido entre momentos de atividade e de repouso, a aula de Smart Cross inclui cinco exercícios diferentes; normalmente, dois deles usam apenas o peso do corpo e os outros três são feitos com a ajuda de acessórios, como bolsas de peso.

Os exercícios ficam mais intensos, mas com adaptações, os alunos iniciantes também podem participar. Para eles, é uma ótima maneira de aprimorar a estrutura muscular; já para os intermediários e avançados, é uma ajuda para intensificar resultados e manter uma rotina saudável, e os resultados são excelentes para a melhora do condicionamento físico.

O uso de acessórios desenvolve a aptidão para exercícios e a coordenação motora, e os pesos colaboram com o ganho de força muscular. A flexibilidade também é aumentada, já que, no treino funcional, os exercícios são feitos sempre com amplitude máxima para alongar os músculos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet