Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Disponível gratuitamente

Livro propõe “viagem” pela história do planeta a partir de Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Livro propõe “viagem” pela história do planeta a partir de Chapada dos Guimarães
Disponibilizado gratuitamente em PDF, “Geoparque Chapada dos Guimarães - Uma Viagem Pela História do Planeta” conta os processos geológicos que formam as rochas que compõem as belas paisagens do município. Ao longo de 10 capítulos, o livro prova que a região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros.

Leia também:
Cafeteria de Cuiabá realiza evento em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna

O livro divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras instituições. O projeto surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais.

Nos 10 capítulos do livro são apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta.

Segundo Caiubi Kuhn, professor da UFMT, geólogo e um dos autores do livro, disponibilizar a obra gratuitamente em PDF é uma forma de tornar o material acessível para toda a população.

"Um dos principais objetivos do livro é popularizar toda riqueza natural existente no município, em especial sobre a geodiversidade. No livro o leitor pode conhecer mais sobre turismo, fósseis, rochas, cavernas, cachoeiras, paisagens, sítios arqueológicos, a biodiversidade e muito mais. O livro te ajuda a ler as lindas paisagens que existem neste lugar mágico que é Chapada dos Guimarães", afirma o professor.

A publicação do livro foi viabilizada através do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio master do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

Para Sheila K. J. Souza, vice-presidente da FEBRAGEO e presidente da AGEMAT, o livro é de suma importância e irá somar com o planejamento turístico do município de Chapada dos Guimarães. "É o "ponta pé" inicial para que coloque o projeto Geoparque Chapada dos Guimarães dentro dos geoparques aspirantes da UNESCO", afirma.

Leia gratuitamente aqui
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet