Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

NO MARCO ZERO

Romaria das Águas e procissão do Senhor Bom Jesus celebram 303 anos de Cuiabá

Foto: Davi Valle

Fieis participaram da Romaria das Águas e de procissão pelo Centro de Cuiabá

Fieis participaram da Romaria das Águas e de procissão pelo Centro de Cuiabá

Na tarde desta sexta-feira (8), em frente ao Marco Zero, localizado no São Gonçalo Beira Rio, fieis se reuniram para a Romaria das Águas, em comeração aos 303 anos de Cuiabá. Uma imagem do senhor Bom Jesus foi levada em um barco da Marinha por 10 km no rio Cuiabá. 

Leia também 

Praça 8 de Abril já está decorada para receber festival gastronômico e cultural com entrada gratuita, o Refestela; veja

Para o padre Felisberto Samuel da Cruz, responsável pela organização do evento, o momento foi especial para o povo cuiabano e, também, para Mato Grosso. Ele destacou que, a cada ano, aumentam o número de participantes. 

“É gratificante ver as pessoas cultuando essa tradição. Queremos implantar na nossa cidade esta celebração, esta homenagem ao Senhor Bom Jesus no dia do aniversário da nossa Capital. Vamos divulgar essa festa para que nos próximos anos o povo venha participar deste evento tão lindo”, afirmou.

Ana Vitória Silva, que participa da procissão do Senhor Bom Jesus pela primeira vez, afirmou ter ficado "encantada" ao ver a imagem chegar de barco para ser levada em procissão por fieis pelas ruas de Cuiabá.

“Estou emocionada com este momento, acredito que nos próximos anos mais pessoas participem, pois é uma festa linda e encantadora e mostra que nossa cidade é abençoada pelo Senhor Bom Jesus”, disse.

Outra participante, Maria Helena Arruda, aproveiou o momento para pensar nas graças que o Senhor Bom Jesus realizada na vida dela e dos cuiabanos. 

“Ano passado nesta época, estávamos desesperados com meu irmão na UTI, com a covid-19 levando pessoas que amamos e, mais uma vez, nosso Senhor Bom Jesus, não nos abandonou. Hoje estamos aqui para agradecê-lo não apenas pela cura do meu irmão, mas pelo fim desta pandemia”, ressaltou.

Após a Romaria das águas, a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, percorreu as principais ruas da cidade e chegou à Praça Alencastro, onde os fieis já esperavam para celebrar da  missa, que contou com a presença do prefeito da capital, Emanuel Pnheiro e da primeira-dama, Márcia Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien, é importante que eventos realizados pela Arquidiocese da Capital sejam apoiados pela prefeitura para que a cultura cuiabana seja valorizada.

“Não teria como a prefeitura ficar de fora desta festa tão bonita, neste momento de fé e união do povo cuiabano. Foi aqui no São Gonçalo Beira Rio, que essa imagem chegou na nossa capital e mais um ano podemos navegar com ela para que possa nos abençoar”, explicou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet