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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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'festvídeo'

Com campanha para prefeitura sobre Covid e de rede de depilação, agências cuiabanas ganham prêmio nacional

Foto: Edição / Olhar Direto

À esquerda, peça para rede de depilação e, à direita, peça para Prefeitura de Cuiabá.

À esquerda, peça para rede de depilação e, à direita, peça para Prefeitura de Cuiabá.

Duas agências de publicidade cuiabanas foram premiadas na categoria Filme Capital do FestVídeo. Uma das peças falou sobre os riscos da Covid-19 e foi feita para a Prefeitura de Cuiabá. A outra, apresentou um método de depilação e foi desenvolvida para a Laser4U. 

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Considerado um dos mais respeitados prêmios publicitários do país, a premiação é voltada para agências independentes sediadas nas capitais brasileiras e é realizada desde 1990 pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão). 

De acordo com a assessoria das agências vencedoras, a Soul Propaganda conquistou o ouro, com a campanha feita para a Laser4U, que utilizou do humor para reposicionar a marca no mercado. Já a Renca ficou com a prata, com o vídeo Emergir, criado para a Prefeitura de Cuiabá e fala sobre os riscos da covid-19.

O diretor da Soul Propaganda, o publicitário Álvaro de Carvalho, ressalta a importância do prêmio, que é realizado pelos profissionais e muito respeitado dentro da Publicidade. Outro fato destacado foi o humor utilizado na campanha. 

“Hoje em dia é muito difícil atrair a atenção das pessoas, na TV, e na internet nem se fala, os primeiros segundos são importantes para convencer as pessoas a comprar um serviço, e a gente seguiu nessa linha do humor, que é um dos caminhos mais difíceis de acertar, e o retorno foi fantástico”, comemorou.

Campanha para Laser4U

Aureliano Ramos, diretor executivo de criação da Soul, explica que a campanha foi pensada para mostrar que a empresa oferece um método de depilação que serve para qualquer tipo de pessoa, além da preocupação de mostrar que a empresa é inclusiva e atender a todos, independente de padrões. A partir daí, a equipe partiu para buscar figuras que todos acham fofos e possuem um certo carinho, para passar a mensagem de que o excesso de pelos é algo muito vantajoso para algumas espécies, menos para os humanos e que não precisam mais deles.

“A gente trouxe essa linguagem para o urso e para a lhama e tem um ponto chave: a campanha tem um apelo cômico, porém tomamos o cuidado de dosar isso para que não ficasse caricata, ao ponto de o público se ofender. Tivemos o cuidado de não deixar pejorativo. E este foi o grande desafio. Quando se trabalha uma ideia diferente, o resultado é maior. Isto é algo que se trabalha muito dentro da Soul, fazer uma campanha que causa lembrança, que vai passar anos e vão lembrar”, explica.

Ainda conforme a assessoria dos premiados, a produção da campanha foi realizada com a Sanfona, uma produtora de Minas Gerais, e de um jeito simples cativou a todos, o que garantiu o ouro no FestVídeo.



​Campanha para Prefeitura de Cuiabá

Sócio-diretor da Renca, João Barros, falou do desafio de criar um conteúdo no auge da pandemia voltado à conscientização da população sobre as medidas de prevenção da covid-19. “Naquela época, as vacinas ainda não estavam massificadas e era o ápice da segunda onda. Todo dia era um novo e triste recorde de fatalidades em nosso país. Diversas campanhas sobre conscientização bombardeavam diariamente os meios de comunicação”, explica.

João explica que esta foi a “primeira provação”, porque era preciso criar algo diferente e que fizesse o público se questionar sobre suas atitudes. Em seguida, foi preciso encontrar informações verdadeiras e “pesadas” sobre os casos de covid-19 no país.

“Foi então que nos deparamos com uma pesquisa internacional de um renomado editorial médico dizendo que no Brasil, a cada dez pessoas intubadas por covid-19, apenas duas sobreviveram. E esses mesmos sobreviventes afirmavam que um dos sintomas mais terríveis da doença, a falta de ar, momentos antes da intubação, era semelhante a estar se afogando”, revela.

De acordo com a assessoria da Renca, o insight nasceu dessa associação: apresentar dez pessoas lutando desesperadamente por oxigênio em um ambiente submerso (remetendo à falta de ar da doença) e, no final, mostrar apenas dois sobreviventes (remetendo a alta taxa de mortalidade do vírus). A produção foi realizada com a Plano B, uma produtora mato-grossense, e foi necessária uma grande estrutura para as filmagens, chegando a utilizar a piscina do Corpo de Bombeiros e cinegrafistas especialistas em filmagens submersas.

O cineasta Bruno Bini, diretor da Plano B, ressalta que o nível de excelência criativa e de produção em Mato Grosso está alto e muito competitivo. “Para a produção do filme Emergir, a gente encontrou um desafio muito grande uma vez que foi rodado, praticamente, embaixo d’água. Esse prêmio só demonstra que estamos produzindo, em Mato Grosso, excelentes filmes que competem em pé de igualdade com os grandes centros”. 

João e Aureliano destacam que, além da relevância do prêmio, que chancela a criatividade da agência, ter duas agências cuiabanas com os dois primeiros lugares mostra a capacidade do mercado local na Publicidade. “Coloca luz sobre o mercado publicitário mato-grossense, mostrando que aqui também tem propaganda boa”.



Sobre a Soul Propaganda

A Soul Propaganda é uma das recordistas em prêmios no estado, dentre os principais, estão duas indicações ao Profissionais do Ano da Rede Globo, uma vitória no Prêmio Colunistas, o mais tradicional do segmento, Prêmio Aberje, o mais importante da comunicação empresarial, e duas conquistas internacionais pelo Prémio Lusófonos.

Sobre a Renca

A Renca com apenas seis anos de existência, já conquistou o Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo em 2020 e foi finalista nacional em 2021, além de ser bicampeã do Prêmio Centro América de Criação Publicitária.
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