Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” será exibido nesta terça-feira no Cine Teatro com entrada gratuita

Foto: assessoria

Documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” será exibido nesta terça-feira no Cine Teatro com entrada gratuita
O documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021, 36’), dirigido por Leonardo Sant’Ana, terá exibição presencial no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira, 26 de abril, a partir das 19h30. Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) serão apresentadas na sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá (inaugurado em 23 de maio de 1942). Classificação indicativa livre e com entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá. Uma performance musical do pianista Arthur Scharneski precede a exibição do filme. 

Leia mais: 
Com humor regional e crítico, 'Xomano que mora logo ali' comemora terceiro prêmio do ano

O documentário é produzido pela Terra do Sol Filmes e faz parte de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) no contexto da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso.

Além do documentário, o projeto possibilitou a publicação, em dois volumes, pela Editora Carlini & Caniato, da obra “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória” (2021), bem como o desenvolvimento, por Umberto Magalhães, do site www.natalinoferreiramendes.com.br, onde pode ser acessado o conjunto da obra de Natalino Ferreira Mendes, com downloads gratuitos, além de outros materiais que compõem a trajetória pessoal e profissional do Professor Natalino, como era carinhosamente conhecido o homenageado no Edital Mestres da Cultura. 

De acordo com Olga Maria Castrillon Mendes, filha de Natalino Ferreira Mendes e produtora executiva do projeto, “o incentivo público trouxe a oportunidade de concretização de uma ideia que tomou forma com apoio de professores das Escolas Públicas, da UNEMAT e dos companheiros da Academia Mato-Grossense de Letras e dos Institutos Históricos de Cuiabá e de Cáceres, instituições das quais o homenageado fez parte, tanto como associado como  incentivador”.  

O documentário teve lançamento oficial em Cáceres, no mês de fevereiro, no Cine Xin, um dos poucos cinemas de rua ainda em funcionamento em Mato Grosso. “Agora temos a alegria de projetar o filme no Cine Teatro Cuiabá, que abre suas portas à comunidade cuiabana e aos cacerenses que residem na capital nessa parceria em prol da difusão do documentário e da  memória de Natalino Ferreira Mendes”, complementa Olga Maria. 

A exibição de “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” é realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato  Grosso, Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso,  SECEL/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da  Cultura e Governo Federal. 

 

Sobre o Cine Teatro Cuiabá 

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes  espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515  espectadores. O Cine está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze,  Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de  Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016.  Acesse o facebook e instagram e saiba mais sobre a  programação do Cine Teatro Cuiabá. 

 

Serviço 

O quê: Exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021. 36’), dirigido por Leonardo Sant’Ana. 
Quando: Terça-feira, 26 de abril, a partir das 19h30, com performance musical do pianista  Arthur Scharneski. 
Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro  Cuiabá). 
Quanto: Entrada gratuita; bilheteria liberada. 
Mais informações: 65 2129-3848. 

 

Atração da próxima semana: Alemão 2 

Em 2022, além da sessão “Realizador@s de Mato Grosso” e da exibição de produtos  audiovisuais mato-grossenses oriundos dos incentivos da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, o projeto “Encontros com Cinema” manterá exibições mensais em parceria com a Vitrine Filmes. 

Na próxima terça, 03 de maio, será exibido “Alemão 2”, filme dirigido por José Eduardo  Belmonte, produzido por Rodrigo Teixeira (da RT Features) e com Vladimir Brichta, Gabriel  Leone e grande elenco. O longa de ação conta a história de policiais que sofrem uma emboscada  no Complexo do Alemão ao tentarem efetuar a prisão de um grande líder do tráfico de drogas. A  obra teve sua primeira exibição no Festival do Rio e chega aos cinemas nove anos após o  primeiro filme Alemão. Para a sessão de “Alemão 2” haverá cobrança de taxa de manutenção de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Mais informações pelo telefone 65 2129-3848. (Com informações assessoria)

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet