Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

“O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador” é exibido nesta terça no Cine Teatro

Foto: Assessoria

“O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador” é exibido nesta terça no Cine Teatro
Dois documentários serão exibidos nesta terça-feira (19), a partir das 19h30 no Cine Teatro Cuiabá. “O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador”, de Aliana Camargo e “Território: nosso corpo, nosso espírito” de Clea Torres Guedes & João Paulo Fernandes são as atrações que compõem o projeto “Encontros do Cinema”, com a classificação indicativa de 10 anos. A entrada para a exibição será gratuita.

Leia mais: 
Banda Imitáveis estreia filme de rock em canal nacional de TV; veja

“O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador” é uma produção audiovisual realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).


 
O doc retrata o misticismo na Serra do Roncador com imagens da natureza exuberante da cordilheira, que é considerada um dos pontos de energia espiritual do planeta. Em tempos de desigualdade social e de desequilíbrio ambiental sem precedentes, a produção audiovisual mato-grossense aborda o intangível caminho rumo à espiritualidade que passa pelo desenvolvimento humano e pelo respeito ao planeta.
 
O fio condutor do filme envolve relatos de experiências da consciência humana vivenciadas pelo ator cuiabano André D’Lucca, um apaixonado pela região. André conta sua trajetória em busca de autoconhecimento e de conexão com o divino durante suas visitas ao Roncador.

O título do filme, “O dedo de Deus”, é uma menção à formação rochosa no Roncador bastante visitada por turistas e místicos do Brasil e do exterior por ser considerada um local de grande concentração energética.
 
A idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, afirma que a realização do documentário é uma provocação interna para ela e para os que assistem, trazendo o benefício da dúvida para quem é cético e instigando aqueles que estão na busca de saberem o há além dos sentidos materiais. Aliana, que é doutora em Educação pela UFMT, foi a responsável pelo roteiro e pela direção da produção.
 
O documentário foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) do campus Araguaia. As gravações realizadas durante a pandemia de COVID-19 foram um desafio a mais para a finalização do projeto, que tem locações na Serra do Roncador, no distrito de Vale dos Sonhos, município de Barra do Garças, e em Cuiabá (MT).

A obra “Território: nosso corpo, nosso espírito” evidencia diferentes mulheres indígenas, apresentando pautas que atravessam as diferenças dos grupos étnicos e conformam as singularidades das mulheres A’uwe Xavante. O documentário é resultado de um TCC no Curso de Jornalismo da UFMT Campus Araguaia (Barra do Garças), sob supervisão do Prof. Dr. Gilson Costa. Recebeu Menção Especial na 9ª Mostra de Cinema Ecofalante.



Serviço
O quê: Exibição dos documentários “O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador”, de Aliana Camargo, e “Território: nosso corpo, nosso espírito”, de Clea Torres Guedes & João Paulo Fernandes.
Quando: Terça-feira, 19 de julho às 19h30. Classificação: 10 anos
Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: 65 2129-3848.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet